24/04/2019 17h49

Rastreabilidade de vegetais é tema de reunião na Ceasa/ES

Com o sistema, o consumidor capixaba poderá ter acesso a informações produção, transporte, armazenamento e comercialização de alimentos.

A rastreabilidade de vegetais, que já é obrigatória no Espírito Santo desde o ano passado, foi tema 
de um encontro entre órgãos do Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPES), produtores rurais e empresários. O debate aconteceu nessa terça-feira (23), no auditório da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica.

A reunião faz parte de uma série de ações feitas por um grupo de trabalho composto por servidores da Ceasa, 
Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Secretaria de Saúde (Sesa) e outros órgãos e associações. Impostas pelo MPES, essas medidas visam à divulgação e orientação sobre a rastreabilidade de vegetais. 

Estiveram presente na reunião a 
promotora de Justiça e coordenadora  do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), Sandra Lengruber da Silva e apromotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (Cadc),Vanessa Amaral. 

Segundo o diretor-presidente da Ceasa/ES, Carlos Roberto Rafael, a rastreabilidade é importante tanto para quem produz o alimento quanto para quem consome. “O produtor rural vai vender um produto que tem o seu nome, isso gera reconhecimento e visibilidade no mercado e também agrega valor ao seu produto, com isso ele pode conquistar mais clientes. Já o consumidor final terá em sua casa um alimento com mais segurança alimentar”, esclareceu Rafael. 


Orientação para o produtor

A partir do mês de maio, um servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ficará lotado na Ceasa/ES todas as terças-feiras e quintas-feiras para orientar os produtores rurais sobre rastreabilidade de vegetais.

Rastreabilidade

Foi assinada em 2017 uma Portaria Conjunta entre a Sesa e Seag, que estabelece o sistema de rastreabilidade de frutas e hortaliças produzidas ou comercializadas no Espírito Santo.
Com isso, o consumidor capixaba poderá ter acesso a informações sobre as etapas de produção, transporte, armazenamento e comercialização de alimentos produzidos ou comercializados no Estado.

Atendimento ao público:
(27) 3136-2324
 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
Rafaely Lyra Walter
(27) 3136-2321 / (27) 9 8849-5626
rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Facebook e Instagram: @CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard