28/08/2017 17h33

Ceasa recebe comitiva de produtores chilenos

O programa "Ceasa de portas abertas" recebeu, na manhã desta segunda-feira (28), para uma visita técnica, um grupo formado por produtores rurais e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), Órgão vinculado ao Ministério da Agricultura do Chile.

Na ocasião, os produtores chilenos foram recepcionados com um café da manhã, com frutas produzidas principalmente no estado, e participaram de uma palestra para conhecer um pouco da história dos 40 anos de existência da Ceasa. Além disso, eles também puderam andar pelo entreposto para conhecerem os produtores e comerciantes locais.

O grupo, formado por 15 pessoas, está em terras capixabas para uma série de atividades voltadas para a agricultura. Além da visita na Ceasa, o grupo também vai conhecer a sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e propriedades rurais.

Quem acompanhou a visita técnica foram os diretores da Ceasa, Carlinhos Borboleta, Henrique Casamata e Idomar Passamai. Também estiveram presentes o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Coelho, e o gerente de agroecologia e produção vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Marcus Magalhães.

Para o diretor-presidente da Ceasa/ES, Carlinhos Borboleta, o dia de hoje foi de troca de conhecimento. “Hoje podemos dialogar um pouco sobre o sistema de abastecimento capixaba e também conhecer um pouco da agricultura chilena. É muito bom saber que o nosso estado é reconhecido em outro país como referência na produção e exportação de alimentos”, destaca o diretor.

De acordo com o engenheiro agrônomo e responsável por trazer o grupo ao estado, Rodrigo Ocampo, a escolha do Espírito Santo foi pela diversidade de produtos encontrados aqui.

“O Espírito Santo produz uma variedade muito grande de hortigranjeiros. Por isso, sempre escolhemos o estado para visitarmos e aprendermos um pouco mais sobre o cultivo e a comercialização desses produtos”, conta o agrônomo.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES

Rafaely Lyra Walter - rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br

Tel: (27)3136-2321 / (27) 9 8849-5626

Facebook: @CeasaES

Texto: Bianca Oliveira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard