26/09/2016 15h46

Conheça os benefícios da manga

Considerada a segunda fruta tropical mais consumida no mundo, a manga é ingerida sozinha ou pode ser utilizada no preparo de saladas, pratos principais e sobremesas. No Espírito Santo o consumo do alimento também é grande, tanto que somente neste mês, circularam aproximadamente 730 toneladas da fruta no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). No local, atualmente são vendidas cinco variedades: haden, palmer, manguita, tommy e espada.

 Com substâncias benéficas para a saúde, a manga é rica em vitaminas do complexo A e C. A vitamina A presente na fruta garante a saúde da visão, auxilia na formação da pele, e também atua como formação de colágeno e renovação celular. A Vitamina C é uma importante aliada para o fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique mais resistente a infecções.

 A nutricionista Matilde Alves salientou que algumas pessoas acreditam que a manga é um alimento que não pode ser consumido com leite. Outra curiosidade que envolve a manga é que ela possui bastantes calorias.

 “A recomendação é uma ou duas fatias durante o dia, pois em cada 100 gramas de manga têm em média 60 calorias. Quanto ao consumo de manga com leite isso não faz mal algum. Acredita-se que essa crença popular surgiu na época do Brasil colônia, período em que a manga era considerada uma fruta nobre, e o leite tinha em fácil acesso para os escravos, com isso, para que o consumo da manga parasse entre os escravos, a classe alta da época inventou que os dois alimentos juntos faziam mal,” contou a nutricionista Matilde Alves.

 

Plantio

No Estado, os municípios que lideram a oferta da manga para o mercado consumidor são Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Santa Teresa, Mantenópolis, Itaguaçú e Jaguaré. Entre eles, o município de Laranja da Terra se destaca nas vendas no mercado Ceasa/ES: de janeiro a agosto de 2016 cerca de 150 mil toneladas de manga foram oriundos do município.

 Outros estados como Alagoas, Bahia e Ceará também somam o valor total da comercialização de manga. Ao todo somente neste ano, foram ofertados 3,8 milhões de quilos de manga, o que gerou uma movimentação financeira de R$11,5 milhões.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
Rafaely Lyra Walter - rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Tel: (27)3136-2321 / (27) 9 8849-5626
Facebook: @CeasaES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard