06/01/2022 13h07 - Atualizado em 06/01/2022 13h11

Sesa prolonga período de testagem em massa contra Covid-19 em pontos estratégicos do Estado

A testagem em massa contra a Covid-19 é fundamental para o controle e o combate à doença. Desta forma, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), prolongou a realização dos exames em pontos estratégicos do Estado até o próximo dia 31 de março deste ano. A ação visa a facilitar o acesso à população, detectar precocemente o vírus e intervir antes do agravamento do quadro clínico do paciente.

Atualmente, são disponibilizados testes do tipo RT-PCR em dez locais do Estado, onde os resultados são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) no prazo de 24/48 horas, a partir do momento em que as amostras são entregues no local, podendo ser conferidas na plataforma de agendamento on-line, www.saude.es.gov.br/agendamento.

Outro tipo de teste ofertado em solo capixaba é o antígeno, que pode ser realizado em três terminais da Grande Vitória: Jardim América, em Cariacica; Laranjeiras, na Serra; e Itaparica, em Vila Velha. O horário de coleta é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h, e o resultado é informado ao cidadão em até 15 minutos após a coleta.

O subsecretário interino de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância da testagem em concomitância com outras medidas, como vacinação e uso adequado de máscara para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“A testagem é uma ferramenta muito importante e deve ser realizada por todas as pessoas que apresentam sintomas gripais, sendo fundamental para descartar um possível contágio pela Covid-19, além de possibilitar a investigação de possíveis infecções pela Influenza. Ressalto que todas as medidas de prevenção aos vírus são fundamentais e que todas as pessoas devem procurar um ponto de vacinação mais próximo e serem imunizadas contra as duas doenças. O Governo do Estado está investindo para que todos tenham acesso aos serviços”, ressaltou Cardoso.

No final do ano de 2021, a Sesa adquiriu mais de 545 mil testes de antígenos que estão sendo distribuídos aos municípios capixabas. Além disso, outros 1,5 milhão do mesmo exame foram solicitados ao Ministério da Saúde com previsão de chegada ao Espírito Santo nos próximos dias.

Os testes podem ser realizados por livre demanda ou por meio de agendamento on-line, no link: www.saude.es.gov.br/agendamento, de acordo com a cada local. Os exames também são disponibilizados nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS) e locais pré-determinados pelos municípios.

 

Clique aqui e confira os locais de testagem em massa com RT-PCR.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard