01/12/2016 17h33

Ceasa Sul cria horta solidária com adubação feita com restos de alimentos

Legumes, verduras e frutas que antes eram descartados por produtores rurais e comerciantes por estarem impróprios para o consumo humano ganharam outro destino na Unidade Sul das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

Os produtos hortigranjeiros que estão estragados ou fora do prazo de validade estão sendo usados para a adubação de uma horta cultivada em um espaço dentro da unidade. O programa “Ceasa horta solidária” consiste na produção de mudas para os produtores rurais e para a comunidade local.

A ideia da criação da horta para o cultivo de mudas e alimentos com o uso do reaproveitamento de resíduos orgânicos foi do gerente regional, Vasni Barbosa. “O nosso objetivo é incentivar e disseminar a diversificação de plantio na região. Além disso, este programa é muito sustentável, pois, diminuímos o desperdício de alimentos que antes iam parar no lixo e utilizamos para fazer a adubação”, conta Vasni.

Dentre os alimentos cultivados no local sem o uso de agrotóxicos estão a salsa, a cebolinha, a melancia, o chuchu, a pimenta malagueta, o tomate cereja, a rúcula, o manjericão, o maracujá, a abóbora, o alho poró, o limão siciliano e o maracujá.  

Serviço:

Os produtores e interessados em adquirir mudas devem entrar em contato com  a unidade pelo telefone (28) 3521-9070.

Como fazer adubo em casa

Pegue um recipiente do tamanho que suportará a quantidade de adubo que irá precisar e enterre a metade de cabeça para baixo no local onde deseja adubar (horta ou jardim). Faça um furo no fundo do recipiente para colocar os restos de alimentos. Após colocar os alimentos, jogue folhas verdes ou secas e tampe. Depois de cerca de dois meses, o material ficará com um aspecto de terra preta sem nenhum cheiro e estará pronto para adubar o jardim ou horta.

O que você pode usar:
– Resto de leite;
– Filtro de café usado;
– Borra de café;
– Cascas de frutas;
– Sobras de verduras e legumes;
– Iogurte;

O que você não pode usar:
– Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite, ou qualquer tipo de tempero;
– Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;
– Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro;
– Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos, papel plastificado;
– Cinzas de cigarro e carvão;
– Gorduras animais (como restos de carnes);
– Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
Rafaely Lyra Walter - rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Tel: (27)3136-2321 / (27) 9 8849-5626
Facebook: @CeasaES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard