Governo do Estado do Espírito Santo
02/07/2025 16h27 - Atualizado em 03/07/2025 10h50

Ceasa-ES participa de reunião na Ales para debater rastreabilidade de alimentos

A reunião contou com a participação de representantes de instituições ligadas à agricultura e saúde da população.

A reunião contou com a participação de representantes de instituições ligadas à agricultura e saúde da população.

Nessa terça-feira (1º), representantes da Comissão de Rastreabilidade da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) participaram da reunião ordinária da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), realizada na sede da Ales, em Vitória. O encontro teve como foco principal a rastreabilidade de frutas e hortaliças frescas produzidas e/ou comercializadas no Estado.

Após a abertura formal da sessão, a palavra foi concedida ao coordenador de Agroecologia da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Luciano Fasolo,  que iniciou os debates contextualizando o processo de construção da Portaria Conjunta SEAG/SESA nº 001-R. Ao abordar o uso de agrotóxicos nas lavouras, Fasolo destacou: “O tema é extremamente sensível e necessário para garantir a segurança do consumidor e, principalmente, do agricultor familiar, que é o mais impactado por esse processo.”

Ele encerrou sua fala explicando a importância da etiqueta de rastreabilidade, que permite identificar o produtor do alimento e monitorar todo o percurso do produto até chegar ao consumidor final. Entre outros pontos discutidos, estiveram a exigência da emissão de nota fiscal, a importância do registro do receituário agronômico, o controle dos lotes e a saúde do agricultor familiar frente ao uso inadequado de defensivos agrícolas.

O presidente da Comissão de Rastreabilidade da Ceasa-ES, Marcos Magalhães, também compôs a mesa ao lado de representantes das demais instituições envolvidas. Durante sua apresentação, Magalhães destacou aspectos operacionais e logísticos da comercialização de alimentos na Ceasa-ES, ressaltando os desafios e avanços no controle da rastreabilidade.

Ao final, foram citadas iniciativas relevantes como a II Semana de Rastreabilidade, realizada recentemente na Ceasa-ES, e o projeto “Ceasa de Portas Abertas para a Educação e a Agricultura Familiar”, que busca aproximar agricultores e estudantes da realidade do abastecimento alimentar no Estado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard