História

A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) é a responsável pelo abastecimento alimentar capixaba desde 1977. Ela faz parte do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, que foi criado em 1972 para reduzir custos de organização, melhorar os produtos e padronizações, elevar o nível de renda das empresas agrícolas e reduzir problemas urbanísticos devido à venda nas vias públicas. 

Foram criadas, inicialmente, 21 Centrais de Abastecimento em todo país, dentre elas a Ceasa–ES, que entrou em operação em junho de 1977. O desenvolvimento de novas unidades foi necessário para a cobertura e o escoamento da produção produção agrícola capixaba - gerando um novo momento para o mercado hortigranjeiro. 

Antes da inauguração da Ceasa-ES, o sistema de comércio de hortifrutigranjeiros acontecia no antigo mercado da Vila Rubim, no Centro de Vitória; na feirinha da Ponte Moacir Avidos; e no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara. Houve relatos de que os produtos estragavam com facilidade e os caminhões causavam tumultos nas cidades, o que causava desânimo nos produtores pela falta de planejamento e logística.

A sede capixaba foi contruída para dar uma nova alternativa aos produtores, comerciantes e consumidores; gerando transformações e modernizando o mercado hortifrutigranjeiro. Sua construção visou a atender o conceito nacional de criação de um ambiente de mercado onde o produtor se tornava comerciante.

Esse processo avançou fronteiras e hoje a Ceasa-ES recebe produtos de 16 Estados, em média, e envia para toda a Região Sudeste e parte da Região Nordeste. Com os avanços do setor agrícola também foi preciso uma atualização e otimização no que diz respeito à logística da unidade. Atualmente, além da Ceasa-ES (sede), em Cariacica, o Espírito Santo conta com outras duas unidades: Ceasa Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e Ceasa Noroeste, em Colatina.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard