A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) assinou o Pacto Contra a Fome durante o Encontro Nacional da Abracen, realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, em Florianópolis (SC). A iniciativa reforça o compromisso da instituição no enfrentamento ao desperdício de alimentos e na ampliação do acesso à alimentação para pessoas em vulnerabilidade social.
A adesão ao pacto fortalece as ações que a Ceasa-ES já desenvolve em parceria com o Sesc, por meio do programa Mesa Brasil, e marca um avanço importante na política de responsabilidade social da instituição. Entre os destaques está o Banco Ceasa-ES de Alimentos, projeto inovador que se encontra em fase final de reforma e que será inaugurado em 2026.
O Banco de Alimentos terá como objetivo promover o abastecimento e o acesso à alimentação complementar para famílias e instituições sociais. O programa funcionará com a doação de alimentos por concessionários, produtores e comerciantes que atuam no entreposto. Serão arrecadados itens excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas perfeitamente próprios para o consumo humano.
Após passarem por etapas de armazenamento, seleção e triagem, esses alimentos serão distribuídos gratuitamente às famílias e instituições cadastradas, seguindo os princípios da Política e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar.
O diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim, destacou a relevância das iniciativas voltadas ao enfrentamento da fome e ao uso consciente dos alimentos: “Com a adesão ao Pacto Contra a Fome e com a implantação do nosso Banco de Alimentos, reafirmamos o compromisso da Ceasa-ES com o desenvolvimento social, com a redução do desperdício e com a construção de um sistema de abastecimento mais sustentável, eficiente e solidário para toda a comunidade capixaba”, afirmou.
Além da distribuição, o projeto prevê ações educativas, como oficinas de culinária e cursos de boas práticas de manipulação, incentivando o uso integral dos alimentos e práticas de consumo consciente. Também serão abertos espaços para diálogo e troca de experiências para a construção de alternativas de enfrentamento à situação de vulnerabilidade social caracterizada pela insegurança alimentar.
A assinatura do pacto ocorre em um momento de grande relevância para o setor de abastecimento no Espírito Santo. Apenas no mês de novembro de 2025, a Ceasa-ES registrou a comercialização de 30,8 milhões de quilos de alimentos, movimentando R$ 171,8 milhões. No mercado, aproximadamente 1,2 milhão de quilos de produtos são comercializados; sendo batata, laranja, ovos, tomate e banana os itens os produtos mais vendidos. No acumulado de 2024, o volume de alimentos alcançou aproximadamente 388 milhões de quilos, com movimentação financeira superior a R$ 2 bilhões.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br