17/06/2021 17h46 - Atualizado em 29/11/2021 15h38

Centrais de Abastecimento do Espírito Santo completa 44 anos

O aniversário da Ceasa-ES é marcado por bons resultados gerados e parcerias que proporcionam resultados muito positivos.

Neste dia 17 de junho, a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) completa 44 anos de existência. A história teve início na Vila Rubim, em Vitória, e tomou proporções imensas, resultando na construção da atual empresa pública. Desde a inauguração, os consumidores têm acesso a diversas opções de produtos de qualidade comercializados no mercado da Ceasa-ES.

O ano de 2021 foi marcado pelo crescimento quantitativo e qualitativo de comercialização dos produtos e do fluxo de comerciantes, produtores, lojistas e compradores. Mais de 450 mil toneladas de alimentos já passaram pelo mercado da Central, gerando uma movimentação superior a um bilhão de reais durante esse período. A Ceasa-ES é, atualmente, referência nacional de preços no mercado.

Desde o ano passado, comerciantes de pequeno porte vêm assumindo um papel importante no crescimento e no desenvolvimento do mercado.

Os produtos comercializados na Ceasa-ES, por exemplo, passam por um processo denominado ‘rastreabilidade’. São feitas algumas coletas mensais de alimentos selecionados para serem analisados. O processo consiste em rastrear toda a cadeia produtiva e entender a origem de cada produto, sendo possível descobrir todas as etapas do desenvolvimento do produto e o histórico dele.

As amostras são colhidas pela Vigilância Sanitária, em parceria com o Ministério Público e enviadas a um laboratório especializado em São Paulo. Esse procedimento torna possível a identificação do grau de toxidade de um produto e a existência de contaminação causada por quaisquer substâncias.

 

Sustentabilidade

Devido à grande quantidade de produtos e pessoas que circulam na Ceasa-ES todos os dias, muito lixo é produzido e misturado a diversos outros resíduos orgânicos. Essa mistura era destinada aos aterros sanitários devido à grande quantidade de rejeitos. Mas, o que antes era um problema, passou a fazer parte de um novo processo de inovação por meio de uma importante ação de sustentabilidade. Todo lixo resultante de alimentos do mercado da Central passou a ser direcionado a uma empresa responsável por fazer a segregação dos materiais, transformando o lixo em adubo orgânico.

A ação mostra que é possível descartar resíduos orgânicos de forma mais sustentável, que resulta na produção de adubos de alta qualidade para os produtores rurais. O processo de compostagem de resíduos orgânicos, realizado pela usina de compostagem Organobom, torna possível a reciclagem do lixo orgânico para outros fins benéficos ao meio ambiente e aos produtores rurais. As plantações são diretamente impactadas por meio desse novo produto gerado para a sustentabilidade.

“Tendo a Ceasa como uma parceira de destinação para a usina de compostagem, ela já inicia na frente (dentro desse projeto) e serve de modelo para outras geradoras de composto orgânico - supermercados e outras empresas que geram o resíduo orgânico”, destacou o diretor do Grupo Emec, Francis Saadi Junger.

 

Novas tecnologias

Desde o início da gestão, as ocorrências criminais diminuíram em 80% no ambiente da Ceasa-ES. Sistemas de tecnologia, como o videomonitoramento, foram implementados para garantir a segurança dos transeuntes da Central. Além disso, novas tecnologias são preparadas para que possam somar às ações de desenvolvimento da empresa pública. Os serviços serão prestados pela startup ConnectData, que apresentou propostas de inovação para a Ceasa-ES.

“A Ceasa terá um sistema de controle de entrada, que utiliza uma tecnologia mais moderna do mercado, para saber os locais mais visitados”, afirmou o diretor presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes de Souza. Segundo ele, isso irá contribuir para o armazenamento de dados estatísticos e outras informações da Ceasa-ES, pois será possível obter informações precisas, e não apenas estimativas.

Além de facilitar o setor de dados estatísticos e possibilitar ainda mais segurança, Souza afirma que o novo sistema de videomonitoramento é o mais moderno do mundo, pois possui reconhecimento facial e câmeras de 360 graus. Essa inovação surgiu a partir do programa Pitch Gov.ES, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

 

Pandemia

Apesar do contexto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Ceasa-ES permanece firme no compromisso com a população capixaba. Foram realizadas diversas ações de sensibilização sobre as medidas de prevenção necessárias para a saúde pública. Foram feitas barreiras sanitárias, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Espírito Santo.

Também foram distribuídos álcool em gel e milhares de máscaras aos transeuntes da Ceasa-ES, enquanto outras pessoas passavam pelo processo de aferição de temperatura na entrada do estabelecimento. Mensagens de conscientização são transmitidas diariamente por meio dos autofalantes do mercado e de faixas penduradas nas zonas mais frequentadas. A Ceasa-ES vem seguindo todas as recomendações descritas nos decretos oficiais anunciados pelo Governo do Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES

Camille Porto Moura

(27) 3396-1661 / 98849-5626

camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard