31/01/2023 16h27 - Atualizado em 31/01/2023 16h31

Ceasa adota novo formato de renovação de carteirinhas de produtores

O intuito é gerar proximidade dos trabalhadores rurais com a de produtores diretoria, a fim de que sejam apresentadas ideias e melhorias para o desenvolvimento da comercialização.

As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) deram início, nesta terça-feira (31), a um novo formato de renovação de “carteirinhas” de produtores rurais. Até o ano passado, a renovação era feita digitalmente, mediante apresentação de novo atestado de produtor rural fornecido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Neste ano, o processo de renovação passou a ser realizado presencialmente, com a diretoria das Centrais. Esse novo formato possibilita a interação entre produtores rurais e a administração da unidade capixaba.

A medida foi apresentada em uma reunião, nesta terça-feira, que foi composta pela diretoria das Centrais e pela gerência de mercado, juntamente com o produtor rural Jetimar Bankert, que teve hoje a oportunidade de renovar a sua carteira pelo período de mais um ano. O diretor-presidente da Ceasa-ES, Antonio Carlos Cesquim Diniz, conduziu o encontro e assinou os documentos para oficializar os termos de liberação.

“A diretoria da Ceasa-ES precisa estar bem mais próxima do dia a dia dos nossos produtores rurais, a fim de conhecer as dificuldades e os anseios deles, já que a nossa central de abastecimento foi criada para atendê-los”, disse Diniz.

O gerente de mercado das Centrais, Klifthon Ortelan Rocha, reiterou a importância da participação da diretoria técnica operacional e da presidência durante o processo de renovação e liberação das carteirinhas. “É importante o presidente dialogar com os produtores e ouvi-los, pois a Ceasa é composta por produtores rurais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de sugerir melhorias e ideias à diretoria”.

Além da renovação das carteirinhas dos produtores rurais, o diretor técnico operacional, José Mansur Malhame, juntamente com o diretor-presidente da Ceasa-ES, estão promovendo o recadastramento de todos os produtores rurais. “Diante dessa aproximação por parte da presidência e da diretoria operacional, iremos buscar recursos para que os produtores rurais possam trazer seus produtos em melhores condições. Isso também nos permitirá levar mais conhecimento aos trabalhadores, bem como informações sobre o uso de agrotóxicos e outras melhorias para suas famílias”.


INFORMAÇÕES

O assessor Edson Miranda de Castro, responsável pelo atendimento ao produtor rural na Ceasa-ES, explica abaixo algumas informações para esclarecer as dúvidas frequentes relacionadas ao processo de cadastro e renovação das carteirinhas:

Para que serve a carteirinha?

A carteirinha serve para que o produtor possa ter acesso à Ceasa com a finalidade de comercializar suas mercadorias e permite que o mesmo tenha uma identificação pela Ceasa-ES. Isso possibilita o acesso às informações acerca de quais produtos são comercializados nas Centrais e em quais cidades os mesmos são produzidos.

Como fazer o cadastro ou renovar a carteirinha?

Tanto para o cadastro quanto para a renovação das carteirinhas, é preciso apresentar à gerência de mercado da Ceasa-ES um atestado atualizado de produtor rural emitido pelo Incaper – é preciso emitir o documento a cada ano para viabilizar o processo de assinatura e liberação da carteirinha por mais um ano. Os produtos contidos no atestado do Incaper são lançados no sistema de cadastros de produtores rurais, por meio do qual é emitido o romaneio.

O que é romaneio?

O romaneio é o documento utilizado pelo produtor para identificar a quantidade de mercadorias que ele traz por dia ao mercado das Centrais. Esse documento permite que a Ceasa tenha um controle geral de estatística de tudo o que é comercializado e produzido pelos produtores rurais do Espírito Santo (ES).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura
(27) 3396-1661 / 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard