17/06/2022 12h17 - Atualizado em 10/11/2022 14h21

Ceasa-ES completa 45 anos

Mês de aniversário da Ceasa-ES é marcado pelo início das obras de pavimentação das áreas localizadas na unidade de Cariacica.

As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) completam 45 anos de fundação nesta sexta-feira (17). Desde a criação em 1977, a Ceasa-ES tem uma história de realizações inéditas e marcantes. Somente em 2021, a unidade capixaba registrou o maior volume de comercialização desde a fundação, com quase 500 milhões de quilos, e um crescimento de 23,36% na movimentação.

“É um orgulho estar mais um ano na Ceasa e participar de um dos segmentos mais importantes do agronegócio do nosso Estado. Entregamos uma nova Ceasa ao povo capixaba, uma empresa que possibilita a movimentação com ascensão financeira acima de 1,5 bilhão por ano”, disse o diretor-presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes, em agradecimento ao Governo do Estado e a todos os usuários da unidade.

Com uma área de 118.742m² e movimentação mensal de 45 mil toneladas, a Ceasa/ES está entre os dez melhores entrepostos brasileiros. A unidade se destaca na qualidade dos alimentos, logística e infraestrutura, o que a fez ser reconhecida internacionalmente pela União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM), que congrega os principais mercados atacadistas do mundo.

Novidade

O mês de aniversário das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo foi marcado pelo início das obras de pavimentação das áreas localizadas na unidade de Cariacica. Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (13). A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em março deste ano, com o apoio da Diretoria Executiva (Diex) da Ceasa-ES e dos funcionários que estiveram presentes.

A nova pavimentação vai garantir boas condições de tráfego e facilitar o bom deslocamento feito por veículos, incluindo caminhões, carros, motocicletas, carrinhos dos carregadores, bicicletas, entre outros. A restauração asfáltica abrange uma área total de 64.458,00 metros quadrados, com investimento de R$ 4.570.289,7.

Referência

A sede capixaba é referência nacional em preços de produtos por meio de sua participação nos boletins do O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).  Atualmente, a Ceasa Espírito Santo comercializa com 11 países e 16 estados brasileiros; os principais são  Minas Gerais (9,60%), São Paulo (9,49%), Bahia (4,75%), Rio Grande do Sul (3,52%), Santa Catarina (3,16%), Pernambuco (2,89%), Goiás (2,75%), Paraná (2,08%) e Sergipe (1,89%). O entreposto também recebe produtos para comercialização de outros países, como Argentina, China, Espanha, Holanda e Noruega.

Além disso, sua área de 118.742 metros quadrados, e com uma circulação diária de seis a sete mil pessoas, a Ceasa-ES também é o local de trabalho de freteiros, ambulantes, compradores, pregoeiros, carregadores, diaristas, microempreendedores individuais, entre outras classes. As Centrais se destacam pela qualidade, logística e infraestrutura ofertadas à população. Com os avanços do setor agrícola também foi preciso uma atualização e otimização no que diz respeito à logística da unidade.

História

A Ceasa-ES foi inaugurada em 17 de junho de 1977. A construção da unidade foi um atendimento ao conceito nacional de criação de um ambiente de mercado onde o produtor se tornava comerciante. Ela faz parte do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, que foi criado em 1972 para reduzir custos de organização, melhorar os produtos e padronizações, elevar o nível de renda das empresas agrícolas e reduzir problemas urbanísticos devido à venda nas vias públicas.

Inicialmente, foram criadas 21 Centrais de Abastecimento em todo País, entre elas a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo, que entrou em operação em junho de 1977, com a finalidade de ser utilizada por produtores rurais para o escoamento da produção agrícola capixaba. Atualmente, além da sede da Ceasa-ES (Cariacica), o Espírito Santo conta com as unidades: Ceasa Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e Ceasa Noroeste, em Colatina.

#Curiosidades

✅ Aproximadamente 2.500 produtores rurais são responsáveis pela comercialização de frutas, verduras, legumes e ovos para todo o Estado;

✅ Quase 100 lojas atacadistas ofertam produtos nacionais e importados para o comércio de norte a sul do País;

✅ O local utilizado por produtores rurais para o escoamento da produção agrícola capixaba movimenta R$1,5 bilhão por ano em vendas;

✅A Ceasa recebe, diariamente, uma média de cinco a sete mil usuários.

 

  • Confira também as principais realizações da Ceasa-ES na gestão atual:

→ Implantação do sistema de videomonitoramento e serviço de comunicação por meio de alto-falantes;

→ Diminuição de intercorrências e ocorrências de irregularidades e crimes em mais de 80%;

→ Criação de uma assessoria jurídica e regularização de cerca de 1.500 processos trabalhistas, penais, civis e administrativos;

→ Criação do Regulamento de Mercado com bases e princípios legais;

→ Regularização de todos os prestadores de serviço da Ceasa-ES, com a eliminação de contratos emergenciais para licitação por pregão eletrônico;

→ Primeira licitação de espaços utilizando a ferramenta legal da outorga, em que as Centrais ficam com 100% do valor, pois antes ficavam com cerca de 15% a 20%;

→ Crescimento na arrecadação de 23% em média;

→ Implantação do sistema E-Docs;

→ Parcerias de obras (Galpão dos Carregadores, pavimentação, cobertura da Pedra Alta e da Pedra Baixa);

→ Levantamento e pesquisa de usuários que comercializam nas ruas da Ceasa-ES;

→ Regularização e limitação para ambulantes;

→ Estabelecimento de sanções para comércio de caixas clandestinas;

→ Redução de 90% do desperdício de alimentos por meio de uma nova triagem de alimentos;

→ Referência nacional em preços de mercado (boletins gerados pelo Prohort).

  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES

Camille Porto Moura

(27) 3396-1661 / 98849-5626

camille.moura@ceasa.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard