27/04/2023 14h23 - Atualizado em 27/04/2023 14h30

Ceasa-ES discute melhorias nas medidas de segurança

Estiveram presentes diversos representantes ligados à Segurança Pública do Estado.

Nessa terça-feira (25), foi realizada uma reunião para discutir as melhorias nas medidas de segurança interna e externa das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). A pauta surgiu mediante à necessidade de buscar alternativas em prol da preservação da ordem e da vida dos usuários das Centrais. Estiveram presentes representantes das principais entidades relacionadas à Segurança Pública do Estado.

Durante a reunião, foi mencionada a possibilidade da realização de um convênio entre a Ceasa-ES e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) como tentativa de inibir atos criminosos. O momento foi marcado pela presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, que sugeriu ações para criar uma maior proximidade da Ceasa-ES com medidas de policiamento.

Foram citadas também ações a curto, médio e longo prazos, assim como medidas paliativas que ofereçam tranquilidade aos transeuntes das Centrais. A ação de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo) é uma das medidas que pode funcionar como procedimento imediato de segurança.

“A reunião foi proveitosa e já estamos tomando providências. O objetivo é aumentar o efetivo para auxiliar no planejamento de segurança da Ceasa. Faremos a contratação de mais profissionais de segurança patrimonial e estamos em busca de acordar um convênio com a PMES. A ideia é receber policiais militares da reserva para a realização de um policiamento interno”, disse o diretor técnico operacional da Ceasa-ES, José Mansur.

A Ceasa-ES conta com um sistema de videomonitoramento desde 2020, que foi implantado para auxiliar nos procedimentos de segurança e dar suporte na resolução de ocorrências. “Por meio do videomonitoramento, nós já conseguimos solucionar diversas questões”, disse o chefe de Segurança das Centrais, Valter Meireles.

Ao todo, a Ceasa-ES tem 27 câmeras destinadas à segurança dos Centrais, sendo 24 câmeras fixas e três câmeras 360º, além das sete câmeras solicitadas para ajudar na efetividade desse trabalho.

Ao término da reunião, os representantes dos diversos setores relacionados à segurança pública conheceram o DPM local destinado à 1ª Companhia do 7º Batalhão da PMES. Além do secretário Alexandre Ramalho, estiveram presentes na reunião o subsecretário SEI/Sesp, Dr. Monteiro; o comandante do 6º CPOR, Cel Schultz; a comandante do 7º BPM, Ten. Cel. Saliba; e o delegado Líbere, da Delegacia em Cariacica Sede, representando a delegada Arminda Rosa, chefe regional de Cariacica.

 

História

No início da história da Ceasa-ES, foi constituída uma guarda civil para realizar todo o trabalho de segurança na unidade capixaba. Desde o ano 2000, mediante à necessidade de obter profissionais especializados na área, a Ceasa-ES passou a investir em empresas terceirizadas (privadas).

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Ceasa-ES
Camille Porto
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard