04/11/2021 14h15 - Atualizado em 04/11/2021 14h22

Ceasa-ES registra crescimento em arrecadação

A Ceasa-ES vem adotando medidas administrativas com o intuito de progredir a rentabilidade para alcançar a independência financeira.

Há mais de um ano, as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) vêm alcançando resultados positivos no que diz respeito à receita. A busca pela independência financeira tem sido um dos principais objetivos da Central que, atualmente, recebe recursos orçamentários do Governo do Estado. A partir dos bons resultados obtidos, o crescimento na arrecadação tem incentivado a execução de mais ações que promovam o alcance desse propósito.

Desde o segundo semestre de 2020, a Ceasa-ES vem trabalhando para alcançar resultados positivos na arrecadação, em busca da independência financeira. A Subgerência de Arrecadação e Cobrança (SUARC) é o setor responsável pelo gerenciamento do recolhimento da receita da Ceasa-ES. São realizados cálculos mensais, trimestrais e anuais que colaboram com o crescimento financeiro. Atendimento personalizado (concessionários, produtores rurais e usuários da Ceasa-ES) e cobranças dos inadimplentes são práticas diárias em prol do crescimento das Centrais.

"Em análise comparativa ao resultado de janeiro a setembro de 2020 com o desempenho de janeiro a setembro de 2021, houve aumento significativo na receita bruta geral da Ceasa-ES na ordem de 23,4%. Assim, com as projeções financeiras, podemos idealizar a consolidação da independência financeira das Centrais", disse a subgerente de Arrecadação e Cobrança da Ceasa-ES, Lígia Pires Jácome.

O diretor-presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes de Souza, comemora os resultados. "A Ceasa apresenta os melhores resultados desde sua inauguração em 1977, mas levando em consideração o compromisso e a responsabilidade social de cuidar das classes mais vulneráveis que atuam no âmbito destas Centrais, um perfil evidente desta gestão", disse.

No ano de 2021, também foram realizadas licitações que agregaram ao crescimento na arrecadação, ou seja, um aumento exponencial na receita bruta. Outro ponto de destaque tem sido a movimentação gerada pela comercialização de produtos no mercado da Central. Desde o ano passado, o volume de arrecadação de alimentos e a movimentação do mercado vêm crescendo de forma considerável. Um balanço feito da comercialização de produtos, do mês de junho de 2020 até o mês de setembro de 2021, apresenta uma movimentação superior a R$ 1,6 bilhão.

Recursos do Governo

Os recursos repassados do Governo do Estado para a Ceasa-ES são oriundos do Tesouro Estadual, principal fonte de recursos financeiros do Estado, oferecendo um suporte aos órgãos públicos. Quando a arrecadação prevista é insuficiente para cobrir as despesas esperadas (orçadas), o Tesouro Estadual entra em cena para equilibrar a balança financeira e reencontrar o equilíbrio.

Camille Porto Moura
camille.moura@ceasa.es.gov.br