Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2019 14h55 - Atualizado em 06/06/2019 15h05

Rastreabilidade de vegetais é discutida em reunião do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

Portaria conjunta entre Seag e Sesa estabelece obrigatoriedade a rastreabilidade de vegetais.

A rastreabilidade de vegetais foi um dos temas discutidos na 9ª Reunião do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), na tarde dessa quarta-feira (05), no Ministério Público Estadual.
 
O coordenador da Comissão de Rastreabilidade da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), Marcos Magalhães, e o coordenador de Projetos da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Luciano Fasolo falaram sobre as ações que a Ceasa/ES e a Seag estão fazendo para a divulgação e orientação sobre o tema.
 
“Fizemos uma reunião para os produtores rurais na Ceasa com a promotora de Justiça e coordenadora do Fesciat, Sandra Lengruber, também estamos fazendo visitas técnicas a municípios que mais ofertam hortifrutigranjeiros. Com o objetivo de orientar ainda mais os produtores rurais, um técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estará na Ceasa todas as terças e quintas-feiras para tirar eventuais dúvidas”, disse Magalhães durante a reunião.

A reunião faz parte de uma série de ações feitas por um grupo de trabalho composto por servidores da Ceasa, Seag, Secretaria da Saúde (Sesa) e outros órgãos e associações. Impostas pelo MPES, essas medidas visam à divulgação e orientação sobre a rastreabilidade de vegetais.
 
Estiveram presente na reunião as promotoras de Justiça Sandra Lengruber da Silva, coordenadora do Fesciat, Vanessa Amaral, do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (Cadc).
 
Rastreabilidade
Foi assinada em 2017 uma Portaria Conjunta entre a Sesa e Seag, que estabelece o sistema de rastreabilidade de frutas e hortaliças produzidas ou comercializadas no Espírito Santo. Com isso, o consumidor capixaba poderá ter acesso a informações sobre as etapas de produção, transporte, armazenamento e comercialização de alimentos produzidos ou comercializados no Estado.
 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
Rafaely Lyra Walter
(27) 3136-2321 / (27) 9 8849-5626
rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Facebook e Instagram: @CeasaES
 
Assessoria de Comunicação da Seag
Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira
Tel.: (27) 3636-3700 / 3651
 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard