21/11/2014 13h53 - Atualizado em 04/05/2016 16h41

Conheça os benefícios da pera

A pera é uma excelente fonte de ferro, vitamina C e fibras alimentares. No mercado Ceasa/ES podem ser encontradas diversas variedades nacionais e importadas da fruta.
As fibras alimentares solúveis e insolúveis presentes na pera fresca, especialmente em sua casca, são importantes para o bom funcionamento do intestino. Elas também diminuem o risco de câncer do cólon e ajudam no controle do colesterol, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista Matilde Alves, o cobre presente na fruta é um mineral necessário para a formação de colágeno. “Ele é responsável pela estrutura e reparação dos tecidos, especialmente da pele e dos músculos. O cobre também é necessário para a formação de uma enzima que elimina um tipo de radical livre gerado naturalmente pelo metabolismo, evitando que a substância oxidante permaneça por mais tempo no organismo e cause danos às membranas celulares. Como fonte de vitamina K, a pera ajuda a regular o sistema de coagulação do sangue e atua na formação dos ossos”, ressalta a nutricionista.

Para saborear com a família que tal uma receita com a pera?

Cuca de pêra
Ingredientes:
Farofa: 4 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de farinha láctea, meia colher (chá) de canela em pó
Cuca: 4 peras sem casca, em cubos pequenos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de farinha láctea, 1 xícara (chá) de óleo, 4 ovos, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Farofa: Em uma tigela, misture os ingredientes e reserve.
Cuca: Em uma tigela, misture a pera com o açúcar. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Acrescente a farinha de trigo, a farinha láctea, o óleo, os ovos, a essência de baunilha e o fermento em pó. Misture bem e despeje em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro). Polvilhe a farofa reservada e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 45 minutos. Desenforme e sirva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Ceasa-ES:
Daniel Borges de Lima
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
Facebook.com/CeasaES | Twitter.com/CeasaES | Youtube.com/CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard