28/05/2015 12h02 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Agricultor aprova o uso de adubo de lodo de esgoto nas lavouras

“Mais verdes e com os troncos mais grossos e cheios de folha”. É assim que Túlio Von Randow, produtor de eucaliptos em Vila Velha, descreve sua lavoura após adotar o uso do biossólido – fertilizante produzido a partir do lodo de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Nesta sexta-feira (29), às 14 horas, ele receberá mais 18 toneladas do fertilizante para serem utilizados em seus 1,2 hectares de eucalipto.

A Cesan em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está a seis meses distribuindo o biossólido a oito agricultores da Grande Vitória cadastrados no programa. Randow, que é um deles, conta que é visível à diferença nos pés de eucaliptos que adotou o uso do biossólido. “A área com cultivo tradicional está ao lado desta que recebe o biossólido. A diferença é observada já na cor da folhagem”, destacou.

Com este resultado, a demanda de interessados em se cadastrar no programa aumentou. Mas, a responsável pela iniciativa na Cesan, a engenheira química Fátima Lima, conta que o programa ainda não poderá ter novos participantes. “Por ser ainda um projeto piloto, só temos licença para atender a um número restrito de agricultores na Grande Vitória”, esclareceu. Lima adiantou que, em breve, a expansão do uso do biossólido será discutida com Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Enquanto isso, o produtor Túlio Von Randow comemora os efeitos do fertilizante também no solo da sua propriedade. “Meu terreno é arenoso, exige muita tecnologia e capital para deixa-lo fértil. Com o biossólido, vi que é possível ter ótimos resultados e estou disposto a investir nisto”, contou. Ele também destacou que após o uso, seu solo consegue reter mais a umidade que garante o fortalecimento da planta contra o vento e o sol, responsáveis pela desidratação dos pés de eucalipto.

Só no último ano, foram entregues mais de 100 toneladas de biossólido aos agricultores. De acordo com Lima, a Cesan tem capacidade de produzir 200 toneladas de biossólido por mês, na Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), situado em Civit I.

Endereço da Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) do Civit I - rua Atalydes Moreira Souza, bairro Civit 1, próximo a Carboindustrial.


Informações ao cliente:

115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo

Informações à Imprensa:


Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
José Maria Souza
2127-5071 / 99865-5690
Almir Casagrande
2127-5077 / 998228612
Texto: Danniely Zanotti
comunica@cesan.com.br
www.cesan.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard