A comercialização e incentivo à produção da laranja na Região Norte e Noroeste do Estado foi o tema abordado pela Ceasa em palestra realizada, na manhã desta sexta (15), na Fazenda Santa Luzia – Rio do Norte, em Linhares.
O foco do evento foi a citricultura e o gerente técnico das unidades regionais da Ceasa, Marcos Antônio Magnago, foi o responsável por ministrar a palestra relacionada à comercialização. “Importante esse o espaço para contar um pouco sobre o funcionamento do mercado para esses agricultores, que estão interessados em aprender. Apresentamos dados comparativos e nos colocamos à disposição para maiores instruções”, disse ele.
O encontro, que foi organizado pela Embrapa – Mandioca e Fruticultura, teve como organizador o pesquisador Dimmy Barbosa, que também falou sobre “Ameaças fitossanitárias para a citricultura”. “Além das palestras, viemos também mostrar a variedades dessa fruta, como laranja lima Sukkari e incentivar os produtores no plantio. Com palestras sobre mudas de citros e melhor qualidade no pomar, cuidados contra as ameaças do campo, diversidades de copas e visita à área de plantio, visamos cercá-los de informação”, reforça.
O produtor Michael Bozi destaca a importância do encontro. “É um incentivo para aqueles que têm interesse em diversificar e procurar mercado. Aqui eles tiveram acesso a todas as informações, desde a lavoura, até o mercado. A presença dos técnicos, abordando todas às áreas de forma detalhada, animou os produtores”’.
Laranja Lima Sukkari
A categoria “Sukkari”, que em Linhares e região também conhecida por “Lima Mel”, foi implementada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura na década de 1970, por meio de sementes. Ela foi originada após pesquisas realizadas pela Universidade da Califórnia, pioneira no assunto. A Sukkari chegou ao conhecimento dos produtores da região de Linhares em 1999, que começaram em pequena escala a comercialização entre 2006 e 2009.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Daniel Borges
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaES