A Ceasa quer abrir as portas para a comunidade e se tornar um polo de gastronomia e novos negócios. A intenção de revitalização estrutural da unidade vai além dos pavilhões, coberturas, novo estacionamento e pavimentações que serão executadas ao longo desse ano. Após o início do Planejamento Estratégico, onde foram definidas metas a curto, médio e longo prazo para uma modernização do funcionamento técnico e estrutural da Ceasa, foram analisados alguns pontos que seriam necessários para dar andamento nas ações. E um profissional para captação de novos negócios se faz imprescindível.
O horário de funcionamento do mercado hortigranjeiro atualmente é de segunda à sexta, das 05 às 15 horas, para os consumidores e produtores e aos sábados, das 05 às 12 horas. No período da tarde, de segunda à sexta, das 16h30 às 20 horas, tem início a comercialização de pescados por atacado, funcionando desde agosto do último ano na unidade de Cariacica. Partindo do ponto de ocupar ao máximo a área da Ceasa em horários que hoje são ociosos, se faz necessária a contratação de um profissional capaz de prospectar atividades para a Ceasa.
Está em pauta no planejamento a utilização de espaços para a construção de empreendimentos, como: restaurantes e lanchonetes, áreas para showroom para empresas exporem suas marcas, produtos e serviços, como por exemplo, concessionárias de veículos. Aos sábados e domingos é bem vista a utilização para atividades culturais, feiras artesanais, atrações artísticas e shows, tornando a Unidade em funcionamento pleno diariamente, tanto para sua principal atividade, o abastecimento, quanto ao entretenimento e lazer.
O diretor-presidente da Ceasa, José Carlos Buffon, conta que essa e outras ações foram definidas após entendimento embasado no Planejamento Estratégico 2020, elaborado em conjunto com consultoria. “Após reuniões do Planejamento Estratégico envolvendo diretoria, o secretário de Estado da Agricultura (Seag), Octaciano Neto, e os nossos servidores, percebemos a necessidade de alguns investimentos pontuais, necessários para atingir nossos objetivos a curto, médio e longo prazo. Uma das necessidades é esse profissional. Buscamos alguém proativo e com expertise de mercado para nos auxiliar em captação de novas atividades para a Ceasa”.
Durante reunião recente com a equipe da Ceasa, o secretário Octaciano Neto afirmou que 2016 será o último ano em que o Governo colocará dinheiro do Tesouro para pagar custeio e pessoal na Ceasa. Em 2015, o repasse já foi reduzido de R$ 8,6 milhões para R$ 6 milhões. "Este ano será repassada uma quantidade menor de recursos e, a partir de 2017, a expectativa é que a Ceasa possa se manter de maneira autônoma", ressaltou o secretário.
Perfil
O profissional deve ter formação em administração, economia ou marketing ou profissionais de outras áreas, desde que tenham especializações nas áreas correlatadas e experiência de pelo menos 3 anos no mercado. É essencial ter a vivência no mercado, para trazer novas opções de atividades e criar estratégias para um melhor aproveitamento do espaço da Ceasa.
Reestruturação
A Ceasa-ES realizou alguns projetos ao longo de 2015 que visam a reestruturação do órgão. Alguns pontos: adequação ao sistema de esgotamento que está sendo ligado à rede da Cesan; Ordem de serviço assinada para execução da ampliação da cobertura do pavilhão dos produtores e, para o próximo ano, pavimentação de um novo estacionamento. Ainda foi revitalizada a frente da Ceasa, contendo nova fachada, nova placa informativa e pintura. Simultaneamente, acontece o fortalecimento de pessoal para alavancar as atividades da Centrais de Abastecimento.
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag - Daniel Simões
27 98849-9814 - 27 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Ceasa - Daniel Borges
Texto: Daniel Borges
27 3636-3651 / 27 98849-5626