03/10/2015 13h12 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Domingos Martins recebe oficina do Pedeag sobre a olericultura

A cadeia produtiva, os desafios e as oportunidades para os próximos anos da olericultura estiveram em debate na oficina de trabalho do Pedeag 3, realizada na Fazenda do Estado Mendes da Fonseca, em Aracê - Domingos Martins na sexta-feira (2). Os debates foram marcados pela boa participação dos produtores da região, que apresentaram sugestões e questionamentos que vão ajudar o Governo do Estado a elaborar o planejamento de ações voltadas para o setor nos próximos anos. Durante a oficina, foram aplicados questionários técnicos que servirão de base desse planejamento.

A Olericultura tem a sua maior concentração na Região Serrana do Estado, onde a produção é predominantemente da agricultura familiar. Envolve cerca de 59.900 agricultores, numa área de 19.967ha e uma produção que alcança 817.585t. Em 2014 foi feito um levantamento e a renda chegou a R$ 1.108.707.030,00 sendo os principais produtos o tomate, o repolho, a alface, o inhame e o chuchu.

Cintia Bremenkamp é engenheira agrônoma do escritório do Incaper de Santa Maria de Jetibá e falou sobre a cadeia produtiva da olericultura e as demandas do setor. “Um dos nossos principais desafios são as organizações da cadeia produtiva da olericultura, que é bem abrangente, contendo mais de 50 culturas, e a organização dos agricultores, aliadas a disponibilidade de mão-de-obra e questões ambientais principalmente relacionados a qualidade da água e a escassez da água principalmente nesse momento de crise hídrica”.

O produtor de morango e inhame na região de Barcelos, em Domingos Martins, falou sobre a participação na oficina. “Para mim o Pedeag serviu como incentivo para buscarmos melhoria na produção e também pelo aprendizado adquirido na palestra sobre a nossa cultura. Pelo que observei nas discussões, percebo que falta uma maior participação dos produtores, que se conscientizem da importância dessas reuniões, onde podemos apontar as dificuldades e sugerir também”.

Dados do setor referente a 2014
Olerícolas ÁREA (ha) Produção (toneladas)
Tomate 2.595 188.000
Repolho 2.513 122.590
Alface 885 100.000
Taro (inhame) 3.160 96.666
Chuchu 1.622 88.385

Pedeag 3
O Pedeag 3 é a principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Até novembro, serão realizadas 52 oficinas de trabalho sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba, que servirão de base para a formulação de um plano de ação para os próximos 15 anos. As oficinas também estão discutindo temas transversais, como capital humano, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outros.
O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o Pedeag se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 irá reunir os avanços obtidos nas duas versões anteriores do Plano, com uma abordagem centrada na inovação, no empreendedorismo e na sustentabilidade.

Site do Pedeag 3
Além de participar dos debates presenciais nas mais de 50 oficinas de trabalho do Pedeag 3, produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio capixaba têm à disposição mais uma ferramenta interativa para ajudar na construção do planejamento estratégico do setor: o site do Pedeag 3 (www.pedeag.es.gov.br), que permite, entre outras funções, que os internautas apresentem sugestões e contribuições para o desenvolvimento dos principais arranjos produtivos da agropecuária do Estado.
O site do Pedeag 3 reúne informações sobre as oficinas de trabalho e permite que o internauta confira o calendário de oficinas por temas e municípios. Há também uma apresentação sobre o Pedeag 3, com seus objetivos e metas, além de notícias e fotos.
Um dos destaques é o espaço interativo onde é possível ter acesso às apresentações técnicas com o panorama dos diversos setores do agronegócio capixaba. Na aba “Oficinas” também é possível ter acesso às principais sugestões apresentadas durante os debates realizados nas oficinas. Isso porque a Seag quer conhecer a opinião daqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer às reuniões. Por essa ferramenta, é possível eleger duas sugestões ou selecionar uma e enviar uma nova sugestão.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões