Você já ouviu falar na pitaya? A fruta que é da família dos cactos é produzida na região do nordeste brasileiro e países com o clima médio como a China e o Israel. A fruta exótica pode ser encontrada no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) a partir de R$ 7,00 o quilo.
A pitaya também é conhecida como fruta do dragão pelo aspecto avermelhado, possui uma polpa branca com sementes parecidas com a do gergelim. A pitaya possui um leve sabor adocicado e uma grande variedade de benefícios para saúde como o combate ao diabetes, e infecções bacterianas, possui antioxidantes que inibem a gordura corporal e é rica em ômega 3 e 6.
A tiramina, um aminoácido presente na pitaya, ativa um hormônio do organismo chamado glucagon, que estimula o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia. A fruta é rica em vitaminas, fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e o diabetes. A fruta exótica reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes da fruta têm efeito laxante.
Segundo a nutricionista Matilde Alves, a pitaya também é citada por ter valor medicinal, pela presença de captina no fruto. “Essa substância é considerada um tônico cardíaco, bem como seu óleo tem efeito laxante, o que é eficaz no controle de gastrite e infecções dos rins. Além disso, a pitaya fornece benefícios para quem quer perder gordura, pois tem ação termogênica, ou seja, ela é mais difícil de ser digerida pelo organismo e assim aumenta o gasto energético, auxiliando na queima de gordura,” explica a nutricionista.
Para obter os benefícios dessa fruta a nossa dica é saboreá-la com uma receita de mousse.
Mousse de Pitaya
500 gramas ou 2 pitayas,
300 gramas ou 1 xícara de chá de leite condensado,
100g ou meia lata de creme de leite sem soro,
20 gramas ou 2 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor.
Preparo:
O primeiro passo é hidratar a gelatina conforme instruções do fornecedor.
Depois, bata o leite condensado, o creme de leite, a gelatina hidratada e a polpa da pitaya na batedeira.
Despeje a massa sobre uma forma levemente untada com óleo e água, e leve à geladeira até firmar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaES