O jiló é uma boa alternativa para quem procura por alimentos ricos em vitaminas A, B e C. Além disso, o vegetal contém minerais, cálcio, ferro e magnésio, e o principal potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose, mais conhecida como mau odor bucal.
O sabor amargo do jiló estimula a salivação e tem uma ação bactericida na boca. O processo promove limpeza bucal e o hálito saudável. O cálcio, o fósforo e o ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue, já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo e sistema nervoso. O jiló também é um alimento importante para a manutenção da saúde do coração.
Segundo a nutricionista Matilde Alves, o valor calórico é baixo, em uma porção de 100 gramas possui 40 calorias. Na dieta, ele ajuda a saciar a fome. ”O jiló permite que seja consumido sem pesar na consciência por ser pouco calórico. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade. O vegetal pode ser consumido como uma farofa, e pode ser associado a diversos alimentos, minimizando o sabor marcante. Duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir seus benefícios. “A casca e as sementes possuem fibras e minerais. As sementes podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas, sorvetes e até mesmo no arroz com feijão,” explica a nutricionista.
Uma dica para tirar o sabor amargo do jiló é refogá-lo no azeite e na manteiga. Antes do preparo o indicado é cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos para ajudar a reduzir o amargor.
Para um preparo saboroso. Que tal seguir a dica da nutricionista Matilde?
Jiló com parmesão
Ingredientes
4 jilós
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
100g de queijo parmesão ralado grosso
Tempero a gosto
Óleo para fritar
Preparo
Corte o jiló em fatias e reserve. Em seguida bata os ovos e passe as fatias de jiló na camada de ovo em seguida na camada de farinha de rosca e por último no queijo parmesão ralado. Em uma panela aqueça o óleo e frite as fatias até dourar.
Dados
Segundo dados do setor de estatística das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) nos primeiros 4 meses do ano, já circularam cerca de 1.107.701 quilos de jiló, gerando uma movimentação financeira de R$ 1.363.616,85. O quilo do vegetal pode ser encontrado no entreposto central a R$1,65. O município destaque na oferta é Santa Maria de Jetibá, responsável por 28% do produto, seguido de Domingos Martins, com 22%; e Santa Teresa, com 12%. Outros municípios como Alfredo Chaves, Santa Leopoldina, Afonso Claudio, Marechal Floriano, Laranja da Terra, São Roque do Canaã, Itarana, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Itaguaçú, Guarapari e Cariacica também contribuíram na oferta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaES