22/07/2015 14h20 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Agrião: o alimento rico em vitaminas

O agrião é uma verdura originária do sudeste da Ásia que possui um sabor levemente picante e uma série de benefícios para a saúde, entre eles, o de auxiliar no bom funcionamento do fígado e do sistema digestivo, no combate aos resfriados e na formação dos ossos. O preço do agrião pode ser encontrado no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) a R$2,27 o quilo.

As vitaminas presentes no agrião auxiliam os sistemas de defesa, protegendo assim o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias, por isso é indicado o consumo desse alimento para combater resfriados e gripes. Pode também aliviar os sintomas desses problemas, já que descongestiona os pulmões, eliminando mucos e melhorando a respiração. Esse alimento também é rico em vitamina B6, nutriente que participa de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, que dão a sensação de bem-estar, aumentando a concentração e prevenindo a perda de memória.

Segundo a nutricionista Matilde Alves, a vitamina C atua como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e estimula o sistema imunológico. “Além disso, o consumo de produtos que possuem a vitamina C auxiliam no combate a resfriados e também pode ser um tratamento eficaz para o escorbuto e catarata. A vitamina A presente no agrião aumenta a imunidade e atua na saúde dos olhos, da pele, dos ossos e dos dentes. Além de vitaminas, o agrião tem boas quantidades de minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio”, disse a nutricionista.

Curiosidades
Ao escolher os maços, procure os que tiverem folhas frescas de cor verde escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços. Tenha cuidado ao manusear os maços, pois as folhas se rasgam com facilidade e os talos escurecem e apodrecem rapidamente quando danificados. A presença de flores e pequenos frutos verdes não prejudica a qualidade do agrião para consumo.

Quando armazenado em temperatura ambiente dura apenas um dia. Ele pode ser armazenado como flores, em um vaso com água para manter suas raízes úmidas, mas deve ser mantido em refrigeração. Outra opção é lavar e armazenar em potes ou sacos plásticos por até três dias.

Economia

No Espírito Santo o município destaque na comercialização é Santa Maria de Jetibá que é responsável por 71,75%, em seguida vem Marechal Floriano com 13%. Outros municípios como Alfredo Chaves, Cariacica, Itarana, Santa Leopoldina, Afonso Cláudio e Domingos Martins também participam positivamente da oferta de agrião na Ceasa.

De janeiro a junho de 2015, circularam no entreposto central, localizado em Cariacica, 62.889 quilos de agrião, totalizando uma movimentação financeira de R$ 151.592,15.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges / Rafaely Lyra
daniel.borges@ceasa.es.gov.br/ ceasacapixaba@gmail.com
Texto: Rafaely Lyra
3636-3689 / 98849-5626
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard