21/05/2015 13h29 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Atemoia: doce sabor e benefícios para a saúde

A atemoia é uma fruta híbrida, resultado do cruzamento entre a cherimoia e a pinha, também é conhecida como fruta do conde. Atualmente os cultivos deste alimento estão localizados principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste do país. No mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) a fruta pode ser encontrada a R$7,14 o quilo.

A fruta tem um sabor doce e saboroso e possui benefícios para a saúde como a redução da pressão arterial, e fonte de energia para o corpo. A casca e as sementes possuem fibras e minerais, as sementes podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas, sorvetes e até mesmo no arroz com feijão.

Segundo a nutricionista Matilde Alves a atemoia é rica em potássio. “O potássio é o elemento necessário para a contração muscular. A fruta também é rica em mineral que é ótimo para os praticantes de atividades físicas em geral. Além de ser uma boa fonte de energia, devido à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa”, disse a nutricionista

As fibras encontradas na fruta ajudam no funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes ou colesterol elevado. A fruta deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando controlar o peso. Em uma porção de 250 gramas encontram-se 225 calorias.

A fruta já tem um sabor muito agradável, imagina fazer um bolo com ela então?

Bolo de atemóia
Ingredientes
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
1 xícara de chá de óleo
2 ovos inteiros
2 xícaras de atemoia picada

Modo de preparo
Primeiro, coloque a farinha de trigo e o açúcar na tigela e reserve. Despeje o óleo e os ovos no liquidificador e bata. Em seguida junte todos os ingredientes e mexa bem. Depois, leve as atemoias sem o caroço ao liquidificador e bata aos poucos. Em seguida misture a polpa da atemoia à massa e misture até ficar homogênea. Por último, acrescente o fermento. Despeje a massa em uma forma untada com óleo e farinha e leve ao forno médio durante 20 minutos. Depois de assado, retire da forma e decore com pedaços da fruta.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard