20/04/2016 15h38 - Atualizado em 14/06/2016 15h00

Ceasa de Portas Abertas recebe alunos de Cariacica

Uma visita de aprendizagem sobre a produção agrícola capixaba e a logística das mercadorias fez parte da agenda desta quarta-feira (20) dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano Francisco da Vitória, de Cariacica.

Os alunos, que têm entre oito e nove anos, conheceram o mercado da Ceasa, em Cariacica, tiveram suas dúvidas respondidas pelo superintendente de operações Marcos Antônio Magnago e o orientador de mercado Klifthon Rocha, que realizaram também uma palestra e andaram pelo mercado.

A história da central da comercialização capixaba e a origem dos principais produtos foram apresentadas aos estudantes. O aluno Mateus Gonçalves tem nove anos e ficou impressionado com a área ocupada pela Ceasa. “Aqui parece uma pequena cidade, bem movimentada. Eu achei legal saber que tem muitos produtores de cidades diferentes e muita opção para comprar”.

A professora Vanuse Galdêncio explicou o interesse da escola na visita. “Surgiu após um projeto que vamos participar com os alunos e escolhemos como tema a comercialização de hortigranjeiros no Estado. Uma maneira de auxiliar na fixação do assunto que abordamos na sala de aula é através dessa visita. Eles precisam saber sobre origem dos produtos que chegam até as nossas mesas e na própria merenda escolar”.

Na palestra foi contada a história dos quase 40 anos de Ceasa, seu desenvolvimento e estabilidade como grande mercado atacadista no Espírito Santo. O gerente operacional Magnago foi quem conduziu o encontro. “Normalmente recebemos visitas de alunos do ensino médio, técnico ou graduação. Foi uma experiência bacana, pudemos observar hoje uma molecada mesmo que ainda pequena, bastante interessada, participativa, querendo saber de tudo. É sempre gratificante contribuir com a educação e cidadania”.

Ceasa de Portas Abertas: como participar?
As escolas, empresas e grupos de produtores rurais que tenham interesse em agendar visitas podem solicitar pelo e-mail cintia.kruger@ceasa.es.gov.br ou marcos.magnago@ceasa.es.gov.br. Maiores informações pelo telefone (27) 3336-1475

daniel.borges@ceasa.es.gov.br