21/07/2015 09h10 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Ceasa inicia Planejamento Estratégico e anuncia investimentos em infraestrutura

Os trabalhos técnicos para a elaboração do Planejamento Estratégico das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) tiveram início nesta terça-feira (21). Até o final do ano, a Ceasa contará com um documento que irá nortear suas ações pelos próximos cinco anos. A instituição irá definir suas prioridades e elencar os principais desafios e oportunidades até 2020. Esta semana, o Planejamento Estratégico foi oficialmente lançado durante solenidade realizada no auditório da Ceasa, em Cariacica, quando também foram anunciados investimentos de R$ 2 milhões para a melhoria da infraestrutura da empresa.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, do presidente da Ceasa, José Carlos Buffon, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, lideranças políticas municipais e estaduais, diretores da instituição, além de produtores rurais, lojistas e do público que frequenta o mercado. Será a primeira vez em mais de 35 anos que a empresa terá um Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão imprescindível para a sobrevivência sustentável de qualquer empresa, seja pública ou privada. É ele que define as prioridades e lista os desafios e oportunidades de uma instituição. “O Planejamento é fundamental porque nos ajuda a elencar prioridades. Em uma realidade de contingências dinâmicas e limitação de recursos, é preciso ter muito claro o que é essencial e o que é secundário. É necessário também um mapa de navegação para não perdermos as oportunidades que se apresentam”, destacou o presidente da Ceasa, José Carlos Buffon.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que seja para o enfrentamento dos desafios, seja para o máximo aproveitamento das condições favoráveis, é preciso sempre estabelecer prioridades. E que para isso não há melhor alternativa do que planejar estrategicamente. “A gestão estratégica vai nos mostrar o melhor caminho a seguir e o engajamento de todos nós com esse planejamento vai fazer com que possamos melhorar os resultados entregues à sociedade”, pontuou.

Obras de Infraestrutura

As obras de melhoria de infraestrutura anunciadas contemplam a reforma de todos os pavilhões de comercialização da Ceasa e a ampliação do Pavilhão Não Permanente (PNP), conhecido como “Pedra Alta”. Além disso, também serão realizadas obras de drenagem pluvial e hidrossanitárias nas dependências da instituição, possibilitando a ligação com a rede da Cesan.

A empresa

Há quase 40 anos a Ceasa/ES tem agregado qualidade aos serviços prestados ao conjunto de seus usuários, contribuindo decisivamente para a melhoria da distribuição e abastecimento alimentar capixaba. Atualmente a Ceasa/ES é considerada modelo de estratégia para o agronegócio de frutas e hortaliças in natura no Estado. No universo de 35 entrepostos atacadistas no país a Ceasa/ES ocupa a 8ª posição em volume de comercialização. A empresa está integrada à Rede Mundial de Mercados Atacadistas, promovendo a qualidade de seus serviços técnicos, operacionais, de sustentabilidade econômica, ambiental e de segurança alimentar.

Assessor de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges / Rafaely Lyra