18/08/2015 14h36 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Chilenos conhecem o mercado da Ceasa/ES pela primeira vez

O programa "Ceasa de portas abertas" recebeu, na manhã desta terça-feira(18), para uma visita técnica, um grupo formado por produtores rurais e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura do Chile.

O grupo conheceu o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e está sendo acompanhado pelo pesquisador César Pereira Teixeira, que está coordenando as visitas pelo Estado para conhecer a produção orgânica e agroecológica. A comitiva escolheu o Estado por ser referência em agricultura familiar. O Chile atualmente é destaque na exportação e importação de produtos hortifrutícolas.

Na Ceasa/ES, o grupo foi recebido pelo diretor-presidente José Carlos Buffon, e o gerente operacional Marcos Antonio Magnago, que explicaram o funcionamento do sistema de abastecimento capixaba. Depois de uma palestra a comitiva conversou com os produtores e os comerciantes.

Segundo o gerente operacional Marcos Antonio Magnago, a troca de experiência foi boa. “Aprendemos como funciona o abastecimento no Chile, que é um país que oferta bastantes produtos importados aqui na Ceasa", disse Magnago.

"Para nós é importante essa experiência, podemos conhecer o trabalho dos lojistas e a importância da produção via agricultura familiar, que em nosso país ainda está em desenvolvimento. E vocês, capixabas, são referência no assunto", conta o representante do Indap, Rodolfo Torres.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges – Rafaely Lyra
daniel.borges@ceasa.es.gov.br / rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Texto: Daniel Borges/ Rafaely Lyra
3636-3689 / 98849-5626
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard