04/04/2015 07h17 - Atualizado em 04/05/2016 16h42

Coco: excelente aliado na hidratação do corpo e perda de peso

O coco é muito consumido pelos brasileiros, por ser um produto bastante presente em países tropicais. No Brasil, ele é encontrado em lugares como praia, bares, restaurantes e festas. No mercado da Ceasa/ES o produto custa em média R$1,00 a unidade do graúdo e R$0,50 o coco verde médio.

A água de coco é um excelente hidratante natural, sendo indicada para casos de diarreia, vômito e desidratação por ser rica em sais minerais e potássio. A fruta também é rica em fibras que ajudam a dar uma sensação de saciedade mais rapidamente e por mais tempo.

Segundo a nutricionista, Matilde Aparecida Alves, embora o coco possua alto teor calórico, quando consumido moderadamente pode ajudar no gerenciamento e redução de peso “Isso ocorre porque suas gorduras saturadas, diferentemente daquelas presentes em carnes vermelhas, são compostas de ácidos graxos de cadeia média, e não ficam estocadas na célula, indo diretamente para o fígado, onde são transformadas em energia”, alerta a nutricionista.

O coco se mantém em boas condições por até dois meses, mas depois de aberto, deve ser consumido no mesmo dia ou, no máximo em cinco dias se conservado em recipiente tampado na geladeira. O coco ralado fresco se conserva por dois dias na geladeira, em saco plástico fechado. O leite de coco deve ser consumido logo após a abertura da garrafa, pois fica rançoso facilmente.

O coco pode compor pratos doces e salgados. Entre os doces há o cuscuz de tapioca que é muito presente na gastronomia brasileira. Confira a receita:

Ingredientes de cuscuz:
- 1 litro de leite
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 coco fresco ralado
- Três xícaras e meia (ou 500 gramas) de tapioca
- Duas xícaras de açúcar.
- Se quiser, um pouco de leite condensado

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture bem: metade do coco ralado, a tapioca e o açúcar. Reserve. Em seguida, misture o leite e o leite de coco numa panela e coloque para ferver. Assim que levantar fervura, desligue. Deixe esfriar um pouco. Misture bem o leite quente com o restante dos ingredientes e transfira para um refratário. Tampe com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Cubra com o restante do coco e leve para a geladeira por aproximadamente duas horas. Se quiser coloque um pouco de leite condensado por cima e sirva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES Twitte.com/CeasaES Youtube.com/CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard