06/03/2015 11h44 - Atualizado em 04/05/2016 16h42

Conheça os benefícios da beterraba

A beterraba é encontrada no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) com o preço médio cotado a R$ 1,60 o quilo. No último mês circularam no entreposto central cerca de 868.410 quilos do produto, gerando uma movimentação financeira de R$968.000,69.

De acordo com dados do Setor de Estatística da Ceasa/ES, o destaque da comercialização fica para o município de Santa Maria de Jetibá, responsável por 84,49%. Em seguida estão Afonso Cláudio, Santa Teresa, Santa Leopoldina e Domingos Martins, Itarana, Alfredo Chaves, Viana e Laranja da Terra.
Saúde
Segundo a nutricionista Gabriela Rebello, a beterraba contém folacina, mais conhecido como ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e um fitoquímico bioflavonoide, que é um poderoso antioxidante que potencializa a atividade da vitamina C. Além disso, protege as células hepáticas, reduz o colesterol e é anticancerígeno.

“No vegetal é encontrado também o nitrato, que tem o poder de melhorar o fluxo do sangue e do oxigênio no corpo, contribuindo na circulação sanguínea e diminuindo os riscos de AVE (Acidente Vascular Encefálico). Na gastronomia pode ser consumida em forma de bolo, sucos, saladas, sopas e purês. O suco feito com beterraba aumenta a resistência física, sendo considerado tônico e diurético, auxiliando no combate à litíase renal, pois descongestiona as vias urinárias,” explica a nutricionista.

Na hora de escolher o vegetal é necessário observar se o corpo da beterraba está intacto, de cor vermelho intenso, sem rachaduras, folhas com aspecto liso e brilhantes. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana. Para isso deve ser mantida em local fresco e sombreado. Na geladeira, embalada em saco de plástico perfurado, tem resistência de até quinze dias. Para quem gosta de guardá-la descascada, ralada ou picada, a durabilidade é reduzida em três ou quatro dias.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626 comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES
Youtube: CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard