12/08/2015 05h36 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Fruta exótica: Conheça o mangostin

Você já ouviu falar no mangostin ou mangostão? A fruta de origem asiática é conhecida na Ásia e na Indonésia, onde é mais produzida, como “ a fruta mais saborosa do mundo” por possuir um sabor exótico e delicioso. Além disso o mangostin oferece benefícios para a saúde.

A comercialização do mangostin no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), deu início no mês de julho com o preço médio do quilo ofertado a R$17,00.
Segundo o comerciante Marcos Simonassi, o mangostin é uma fruta bastante procurada “ No mês eu costumo vender aproximadamente 2 mil toneladas da fruta. No Brasil o plantio do mangostin é destaque nos estados de São Paulo, Bahia e no município de Linhares no norte do Espírito Santo”, conta Simonassi.

Saúde

O mangostin é uma fruta rica em benefícios para a saúde como, proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. Além das Vitaminas C, B6 e B12. Com apenas 63 kcal por 100 gramas, não apresenta teor de gorduras saturadas nem de colesterol”, explica a nutricionista.

Segundo a nutricionista Matilde Alves o mangostin possui antioxidantes que auxiliam o combate de doenças como câncer e retardam o envelhecimento “Os antioxidantes são reconhecidos pela sua capacidade para proteger o corpo de efeitos deteriorantes. Além disso é uma excelente fonte de fitonutrientes que oferecem benefícios que incluem efeitos antioxidantes. Os fitonutrientes específicos que se encontram em frutas e verduras funcionam em conjunto com outros nutrientes para proteger a saúde,” explica a nutricionista.

Em armazenamento fechado, seco e quente, os mangostões podem ser guardados por 20 a 25 dias. Períodos mais longos podem endurecer a pele exterior, e a casca enrijecer. Quando a casca endurece, torna-se difícil abrir os frutos, e o próprio interior seca.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges / Rafaely Lyra
daniel.borges@ceasa.es.gov.br/ rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br
Texto: Daniel Borges/ Rafaely Lyra
3636-3689 / 98849-5626
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard