05/02/2015 08h37 - Atualizado em 04/05/2016 16h42

Inhame é destaque no mercado da Ceasa/ES

O inhame pode ser encontrado no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) durante todo o ano e é um dos produtos mais comercializados no entreposto central, localizado em Cariacica. O tubérculo está com o preço acessível ao consumidor, com o quilo ofertado a R$1,73.
Em janeiro de 2015 circulou na Unidade, aproximadamente, 767.200 quilos de inhame, sendo destaque na comercialização os municípios de Santa Leopoldina (responsável por 35% da oferta), Alfredo Chaves (17%) e Itarana (15%). Outros municípios também tiveram grande destaque como Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Laranja da Terra.

Segundo o gerente técnico das Unidades Regionais, Marcos Antônio Cossetti Magnago, o preço do inhame está acessível ao consumidor “devido à grande oferta do produto nos meses de janeiro e fevereiro. Porém o reflexo da estiagem pode atrapalhar a próxima colheita”.

Devido à estiagem prolongada no Espírito Santo, os produtores estão trazendo grande quantidade para o mercado da Ceasa/ES, para evitar perdas. É o caso do produtor rural de Santa Leopoldina, Aguinaldo Schumacher, que tem reduzido a quantidade de água na plantação e já está reutilizando água que antes era desperdiçada. “Tive que me adaptar e economizar na irrigação. Para que não afetasse a minha plantação, precisei mudar e reaproveitar água que antes era desperdiçada na minha propriedade”

Saúde

O Inhame é uma boa fonte de vitamina B6 que reduz o risco de se desenvolver doenças cardíacas. Essa vitamina também ameniza sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). O tubérculo possui uma vasta quantidade de potássio que ajuda a controlar a pressão arterial.
De acordo com a nutricionista Mayara Magalhães, o inhame é eficaz para auxiliar no tratamento de cólicas, espasmos musculares e asma, no combate às cãibras e é rico em fibras. “Por ser fonte de carboidrato complexo e de fibra, o inhame retarda a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea.
Também por causa das fibras, proporciona sensação de saciedade. Para finalizar, o inhame é uma boa fonte de magnésio, que atua como co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes”, diz ela.

Valor nutricional:
1 pedaço médio de inhame cozido tem:
69,6 kcal
Carboidratos - 16,55 g
Proteínas - 0,89 g
Gorduras totais - 0,08 g
Fibra alimentar - 2,34 g

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 98849-5626 comunicacao@ceasa.es.gov.br
ceasacapixaba@gmail.com
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube.com/CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard