13/05/2015 15h17 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Marataízes é destaque na comercialização de abacaxi

Vendido à unidade, o abacaxi apresentou no último mês o preço médio de R$ 1,50 no mercado da Ceasa. Até agora, em 2015 foram comercializados 3.236.865 quilos na unidade de Cariacica, gerando uma movimentação financeira de R$ 4.909.260,34.

Marataízes lidera o ranking de municípios que mais ofertaram a fruta em 2015. Foram 2.811.530 quilos, o que representa 86,86%. Outros municípios do Estado que integram a lista são: Presidente Kennedy, Santa Maria de Jetibá. De outros estados, Pará e o Tocantins também ofertam abacaxi na Ceasa.


O abacaxi
Encontrado com fartura no Brasil, o abacaxi é geralmente mais doce quando está maduro. Para saber se a fruta está no ponto, deve-se tentar retirar uma das folhas da coroa. “Se sair com facilidade, é sinal de que está madura.
Quando madura, a fruta deve ser consumida em um ou dois dias, se conservada fora da geladeira. Depois de picado, os pedaços de abacaxi devem ser refrigerados em vasilha fechada. Outra dica, antes de cortar a fruta, lave bem a casca com uma escovinha, não precisa utilizar detergente ou sabão”, explica a nutricionista Matilde Alves.

O abacaxi é também uma ótima fonte de vitamina C e Magnésio. A Vitamina C é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e um antioxidante natural. Já o Magnésio contribui na regulação da atividade muscular do coração.

A bromelina é uma substância presente no abacaxi, responsável por facilitar na digestão. Um estudo da Queensland Institute of Medical Research da Austrália mostrou que duas moléculas da bromelina têm propriedades antitumorais.
A fruta também contém boa quantidade de celulose, que ajuda na formação do bolo fecal e estimula o funcionamento do intestino para isso, deve-se consumir a fruta in natura ou tomar suco sem coar.

O abacaxi pode ser utilizado em pratos doces e salgados, tais como: bolos, pudins e tortas, mas também como acompanhamento em assados (nesse caso o abacaxi faz com que a carne s e torne mais macia e saborosa), farofas e saladas.

Confira uma receita bem diferente com abacaxi:

Estrogonofe de Abacaxi
Receita
Capacidade: 200ml
Rendimento: 12 porções

1 abacaxi, picado (cerca de 800g)
1 lata de creme de leite (300g)
1 xícara (chá) de açúcar (160g)
1 cálice de vinho licoroso doce (75ml)
2 caixas de pó para pudim, sabor baunilha (170g)

Modo de Fazer
Ferva o abacaxi com o açúcar até que o abacaxi esteja macio. Coe e reserve. Prepare o pudim conforme instruções da embalagem. Esfrie e bata com o creme de leite. Junte o abacaxi reservado e o licor. Sirva gelado.

Dicas
- Acompanhado com biscoito do tipo champanhe.
- Se preferir, substitua o vinho por licor de abacaxi.
- Use a calda do cozimento do abacaxi para regar bolo ou adoçar sucos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Daniel Borges
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaE
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard