07/01/2015 07h29 - Atualizado em 04/05/2016 16h42

Novos dirigentes chegam ao sistema agrícola capixaba

Nesta terça-feira (06), foram nomeados o subsecretário de Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e a diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O ex-presidente da Emater/MG, José Ricardo Ramos Roseno, chega ao Espírito Santo para desempenhar a nova função na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Letícia Toniato Simões vai presidir o Incaper.

“Estamos montando uma equipe técnica, com experiência e serviços prestados na agropecuária, capaz de contribuir significativamente com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem deste segmento”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

O engenheiro agrônomo José Ricardo Roseno é funcionário da Emater-MG, tendo atuado como gerente de unidades regionais, coordenador de programas estaduais voltados para a preservação ambiental, desempenhado os cargos de diretor Técnico e presidente da Empresa. Também presidia a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER).



Letícia Toniato Simões é a nova diretora-presidente do Incaper

Administradora de empresas e com experiência de trabalho na área rural, a nova diretora-presidente do Incaper, Letícia Toniato Simões, pretende trabalhar com foco na gestão de pessoas e de processos, dando prosseguimento à implantação do Planejamento Estratégico do Incaper.

Letícia, além de administradora, é especialista em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica. Concluiu recentemente um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Natural de Itarana, onde seus pais são agricultores, Letícia atuou durante 15 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sempre com atuação na área de desenvolvimento sustentável da área rural. Nos últimos cinco anos, atuou na Gerência de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae, cujo foco de trabalho é com agricultores familiares, público-alvo do Incaper.

A nova diretora-presidente ocupa o cargo com grandes perspectivas de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “Nesse novo desafio pessoal e profissional, pretendo contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar por meio da melhoria do serviço público de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. As famílias que vivem no meio rural precisam desse atendimento de maneira cada vez mais qualificada”, afirmou Letícia Toniato Simões.

De acordo com Letícia Toniato Simões, sua perspectiva de gestão pressupõe o trabalho com foco nas pessoas. “Os profissionais do Incaper são a base da Instituição. Pretendo implantar o Planejamento Estratégico e trabalhar a gestão dos processos sem deixar de observar as pessoas. A marca da minha administração será a gestão de pessoas e de processos, por meio da valorização profissional em cada uma das funções que os servidores desempenham na Instituição. União e parceria são as palavras chave desse novo momento”, afirmou a diretora.

A tomada de decisões de maneira compartilhada é outra marca que a nova diretora-presidente deseja imprimir em sua gestão. “Pretendo dinamizar a pesquisa, a assistência técnica e extensão rural por meio da valorização dos profissionais da Instituição. Por isso, as decisões técnicas serão compartilhadas com os servidores que desenvolvem essas ações. Um órgão que possui esses dois serviços tão importantes para a sociedade precisa ser visto em toda sua potencialidade pela sociedade, o que pode ser feito com valorização do trabalho técnico”, disse Toniato.

Um toque feminino

Letícia Toniato Simões, de 40 anos, entra para a história do Incaper como sendo a segunda mulher a assumir o posto mais alto na direção do Instituto em 58 anos. Antes dela, entre os anos de 1995 e 1999, a servidora Margareth Batista Saraiva Coelho havia assumido essa posição na época da Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa).

“Essa gestão também terá um toque feminino. A mulher possui um grande dinamismo no desenvolvimento de múltiplas atividades, pela própria característica de ser, ao mesmo tempo, esposa, mãe e profissional e, no meu caso, gestora. É preciso lidar com delicadeza em uma área que é responsável pela produção de alimentos para a população, que é a agricultura familiar. Contribuir para a geração de renda para tantas famílias no campo faz parte dos meus objetivos como mulher e como gestora do Incaper”, finaliza Letícia.

Informações à Imprensa:
Gerência de Informação e Análise da Seag: Léo Júnior (27) 3636-3700 leonardo@seag.es.gov.br Assessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Texto: Luciana Silvestre Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Daniel Borges
Assessoria de Comunicação - Ceasa/ES
27 3136-2321
comunicacao@ceasa.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard