27/11/2014 13h09 - Atualizado em 04/05/2016 16h41

Pescado apreendido é doado para 80 entidades cadastradas no Banco Ceasa/ES de Alimentos

Oito toneladas de pescado chegarão à mesa de pessoas beneficiadas por cerca de 80 entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil no Estado. O pescado foi apreendido em uma operação realizada no último sábado (22) e repassado às Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) para armazenar em local refrigerado e distribuir às organizações atendidas.

O pescado chegou ao entreposto da Ceasa/ES na segunda-feira (24). A operação que apreendeu a mercadoria foi realizada por uma parceria entre Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência Regional da Polícia Federal e Receita Federal.

Aproximadamente 80 instituições cadastradas receberam as doações, que segundo a coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc/ES, Vanessa Baptista Massini, são um complemento importante na alimentação que veio de modo inesperado. “Essa doação expressiva de peixes vai fortalecer ainda mais as refeições do público atendido, que já recebe periodicamente hortigranjeiros doados pelo programa, pois são excelentes fontes de proteína e ômega 3. É importante ressaltar que todo o peixe foi mantido na câmara de refrigeração aqui do Banco Ceasa/ES de Alimentos, na temperatura ideal, enquanto realizamos as entregas”, complementa Vanessa Baptista Massini.

“Já são realizadas as doações por parte dos produtores ao Programa Mesa Brasil com os hortigranjeiros que não são vendidos, mas que estão aptos para o consumo. E agora esse pescado veio para fortalecer o cardápio das entidades. Ficamos satisfeitos de participar e contribuir com a estrutura ao projeto”, ressalta José Paulo Viçosi, diretor-presidente da Ceasa/ES.

Quem chegou para buscar o pescado doado também ressalta a importância na alimentação. “Esse tipo de doação é inesperada. Fomos avisados no sábado que já na segunda-feira poderíamos ir buscar. Com esse pescado vamos deixar as refeições mais nutritivas”, diz Sergio Vieira Basílio, presidente da entidade Avecis.

Tel.: (27) 3136-2321 / (27) 98849-5626
Texto: Daniel Borges