10/08/2017 08h57

Produto da safra: morango

Nos meses de agosto e setembro, o morango se encontra em safra. Neste período, com o aumento da oferta do produto, o preço tende a ficar mais acessível ao consumidor. Na primeira semana de agosto, no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), registrou-se uma média no preço de R$ 6 (o quilo). 

O Espírito Santo possui uma área plantada de aproximadamente 300 hectares de morangueiro, com uma produção em torno de 10 mil toneladas de frutas, concentrada nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio, considerados como a região do Polo de Morango no Estado. 

Produzido em municípios com o clima mais ameno, o morango é muito presente na gastronomia capixaba. Na região das montanhas, o produto ganha até festa temática, com direito a receitas preparadas com a fruta, como tortas, bombons, geleias e doces. Além de atrações culturais que celebram a colheita do morango.

 

Saúde

Segundo a nutricionista Mayara Magalhães, a fruta tem poucas calorias, é rica em vitamina A e C, fibras solúveis e potássio. Além disso, o morango possui propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções.

“A vitamina C é muito importante na saúde dos tecidos em geral, já que esta participa na síntese de colágeno. As fibras solúveis são aliadas na redução dos níveis de colesterol e promovem uma maior saciedade após o consumo, tornando a fruta uma excelente opção para quem deseja perder peso. Já o potássio ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES

Rafaely Lyra Walter - rafaely.lyra@ceasa.es.gov.br

Tel: (27)3136-2321 / (27) 9 8849-5626

Facebook: @CeasaES

Texto: Bianca Oliveira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard