Governo do Estado do Espírito Santo
29/06/2015 10h57 - Atualizado em 04/05/2016 16h43

Tem início a semana de orientação fiscal na Ceasa-ES

Ainda era madrugada quando teve início, nessa segunda-feira (29), o primeiro dia das orientações fiscais aos produtores, nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Por volta das 04 horas da manhã produtores e lojistas estiveram presentes para aprender e tirar suas dúvidas ao que diz respeito às emissões de notas fiscais. As orientações prosseguem até sexta-feira (03).

Trata-se de uma parceria com a Sefaz, que realiza durante esta semana uma série de ações pedagógicas e fiscais na Ceasa com o objetivo de orientar os produtores rurais na utilização de notas fiscais, bem como apresentar orientações pedagógicas aos produtores rurais e aos estabelecimentos comerciais.

Quem coordena as palestras e também tira as dúvidas é Gilberto Batista Campos, supervisor de educação tributária da Sefaz-ES. Ele explicou sobre os benefícios sociais, como desconto na energia elétrica, facilidades para conseguir linhas de crédito e desconto na compra de veículos. “O nosso trabalho durante a semana aqui é o de orientar o produtor rural da importância da emissão da nota fiscal, que gera beneficio tanto para ele, quanto para o município e os conjuntos das operações mercantis aqui no Estado na área rural. Em relação à aposentadoria, trata-se de um segurado especial. Também há a redução na conta de energia elétrica, uma vez comprovado que é produtor rural; segurança do seu patrimônio ou propriedade para fins de reforma agrária, comprovado também por meio da nota fiscal de que ele utiliza a terra para produzir”, ressalta o supervisor.

Representante do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) de Santa Maria de Jetibá, Valdecir Jacob reforça o convite. “Vamos lembrar que se trata de um evento de educação, orientação e conscientização. É bom lembrar para não haver, digamos, “estranheza” por parte de alguns produtores receosos de haver penalização. Não é. Nesse momento, durante toda a semana, estamos aqui dispostos a orientá-los e fazer a aproximação ao produtor, sem penalização”,

Arlindo Schulc é produtor em Santa Maria de Jetibá e gostou da iniciativa. “Eu já sigo as orientações e normas. Tudo meu só é feito com nota fiscal, tenho esse cuidado. É interessante esse contato aqui com os produtores que ainda não aderiram”.

O diretor presidente da Ceasa, José Carlos Buffon, fala da iniciativa. “É um espaço que foi montado para eles e ficamos satisfeitos da participação de todos. Estamos pedindo para que eles levem a mensagem adiante e convidem amigos produtores a passarem na Ceasa durante a semana ouvir o que os representantes da Sefaz têm a dizer”.

NAC na Ceasa-ES
Com a criação do NAC na Ceasa, os produtores terão um canal que vai desenvolver o trabalho de educação continuada e informação para os produtores. Todas as dúvidas que surgirem durante suas rotinas de trabalho envolvendo o quesito fiscal poderão ser sanadas com a criação do núcleo, dentro da própria Ceasa.


Confira algumas fotos




Informações à Imprensa:
Assessor de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges
texto: Daniel Borges
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
3636-3689 / 98849-5626

Assessora de Comunicação da Sefaz
Mayara Alvarenga
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
3347-5128 / 99746-9479
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard