O abacate é rico em substâncias antioxidantes que agem como ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas como as cardiovasculares e o câncer. O produto é ofertado no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) a R$1,29 o quilo. De janeiro a junho circularam no entreposto central, em Cariacica, 923.445 quilos do produto, gerando uma movimentação financeira de R$ 1.905.646,84.
A fruta está em período de safra por isso apresentou o menor preço comparado a meses anteriores. No Estado, o município que lidera a comercialização da fruta é Venda Nova do Imigrante, responsável por 39% da oferta, em seguida vem Domingos Martins com 19%. Outros municípios também são destaque na comercialização como Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Viana, Vargem Alta e Laranja da Terra. Ao todo, dezoito municípios capixabas comercializam o abacate no mercado da Ceasa/ES.
Bastante apreciado pelos capixabas, o abacate pode ser consumido in natura ou no preparo de receitas como mousse, sorvetes e creme. A fruta é conhecida também por ser referência na culinária mexicana como o guacamole, uma receita que leva o abacate como base e alguns temperos como coentro, cebola e alho.
Com uma grande quantidade de gorduras insaturadas, especialmente as monoinsaturadas, o abacate ajuda a diminuir o nível de colesterol total e de colesterol ruim (LDL) no sangue, e a aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, é fonte de fibras solúveis e insolúveis. O consumo de fibras auxiliam no controle de açúcar no sangue e diminui o risco de vários tipos de câncer como o de cólon.
Segundo a nutricionista Matilde Alves, a fruta também é rica em vitaminas. “O folato (vitamina B9) é essencial para a produção do material genético e ajuda a prevenir a má-formação fetal. A vitamina C presente no abacate tem ação antioxidante, importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro”, conta a nutricionista.
Para saber se o abacate está maduro, a casca deve ceder com uma leve pressão dos dedos. Se ainda não estiver maduro, deixe-o fora da geladeira para terminar o processo de amadurecimento. Deve ser armazenado em local fresco e arejado. Após cortar o abacate, a polpa, em contato com o ar, escurece rapidamente. Para adiar um pouco esse escurecimento, passe limão na fruta. Ao utilizar metade da fruta, deixe o caroço encaixado na outra parte e guarde na geladeira, isso atrasa o processo de deterioração.
Molho de abacate para saladas
Ingredientes
½ abacate grande
½ pote de iogurte natural desnatado
2 colheres de cebolinha picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta para temperar
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes e guarde em um vidro na geladeira por, no máximo, 3 dias
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Daniel Borges
Tel.: (27) 3636-3689 | (27) 98849-5626
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
facebook.com/CeasaES
twitter.com/CeasaES
youtube/CeasaES