Governo do Estado do Espírito Santo
26/01/2026 09h17 - Atualizado em 26/01/2026 09h22

Ceasa-ES lança novo Calendário de Comercialização para orientar produtores rurais

Nesta segunda-feira (26), a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) lançou o novo Calendário de Comercialização, documento que reúne e analisa dados do período de 2020 a 2024. A iniciativa tem como objetivo oferecer ao produtor rural informações estratégicas que auxiliem no planejamento do plantio, da colheita e da comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.

Com base nos dados levantados, o calendário indica os melhores períodos para a comercialização de cada alimento, permitindo que produtores e demais agentes da cadeia produtiva compreendam melhor o comportamento do mercado ao longo do ano. A ferramenta ajuda o produtor a tomar decisões mais assertivas, contribuindo para a redução de prejuízos e o aumento da rentabilidade.

“Esse calendário é importante para que produtores e consumidores saibam quais produtos estão em alta no mercado e quais estão em baixa ou fora de safra, pois isso interfere diretamente nos preços de comercialização”, destacou Ronan Campos, técnico agrícola da Ceasa-ES.

Para a elaboração do material, foram utilizadas as médias mensais de comercialização de cada produto negociado no mercado da Ceasa-ES. Os dados foram coletados diariamente junto aos produtores rurais entre os anos de 2020 e 2024; e, posteriormente, submetidos a uma análise detalhada, resultando em um material atualizado e representativo da realidade do setor agrícola.

As pesquisas registram a evolução do mercado hortifrutigranjeiro capixaba e refletem o cenário vivenciado pelos produtores do Estado.

Segundo Luana Nogueira, técnica em estatística da Ceasa-ES, o período analisado apresentou desafios específicos. “O maior desafio foi analisar os dados referentes ao período da pandemia da Covid-19, que se caracterizou como um momento atípico para a comercialização. Muitos produtores deixaram de frequentar o mercado por fazerem parte do grupo de risco ou por receio, o que interferiu diretamente na oferta de produtos”, explicou.

Por fim, a Ceasa-ES ressalta que o Calendário de Comercialização é uma ferramenta de apoio ao planejamento e se baseia em estimativas históricas. Os dados apresentados não preveem a ocorrência de eventos naturais, climáticos, políticos ou econômicos que possam impactar, de forma extraordinária, a produção e a comercialização dos alimentos.

  • Informação

Para ter acesso ao calendário, selecione a opção "Calendário de comercialização", contida na seção "Acesso rápido" do site da Ceasa-ES.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard