Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2025 11h56 - Atualizado em 05/08/2025 11h57

Ceasa-ES realiza curso de formação de brigada auxiliar para servidores

Capacitação aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, e preparou funcionários para atuar em situações de emergência e primeiros socorros.

A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) realizou, entre os dias 28 e 31 de julho, o curso de formação de brigada auxiliar destinado aos seus servidores. A ação teve como objetivo capacitar os colaboradores para agir com segurança e agilidade em casos de emergência no ambiente de trabalho. A formação é parte das ações da instituição para promover mais segurança e preparo no cotidiano dos servidores. As aulas foram realizadas nas dependências da Central, unidade de Cariacica.

O curso foi ministrado pela Brigada Civil da Ceasa-ES, por meio de palestras (com estudo teórico) e atividades práticas (com aplicação do aprendizado). O treinamento abordou temas, como combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. Ao todo, participaram do treinamento 50 colaboradores, resultando em 16 deles sendo certificados como brigadistas e 34 certificados com o treinamento básico em primeiros socorros e combate a incêndio.

A iniciativa da instituição buscou promover mais segurança e preparo no cotidiano dos servidores e dos transeuntes. “Capacitar os servidores é uma forma de valorizar nossa equipe e garantir um ambiente mais seguro para todos”, destacou o diretor Técnico e Operacional da Ceasa-ES, José Mansur. 

Um dos funcionários da instituição contou que, pouco após concluir o curso, prestou os primeiros socorros a uma pessoa que estava engasgada, utilizando uma das manobras aprendidas. “Agora a gente se sente mais preparado para agir da melhor forma possível numa situação de emergência, auxiliando quem está em risco e evitando agir de forma imprudente”, disse o técnico agrícola da Ceasa-ES, Ronan Campos.

A brigada auxiliar será responsável por prestar assistência aos bombeiros civis nos primeiros atendimentos até a chegada da equipe de emergência. A iniciativa também fortalece a ideia de prevenção de acidentes na instituição. A expectativa é de que novas turmas sejam formadas em breve, ampliando o número de servidores capacitados para agir em apoio à brigada civil em situações de emergências.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.govbr

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard