22/03/2024 11h30 - Atualizado em 22/03/2024 12h13

Palestra marca encerramento da Semana da Rastreabilidade na Ceasa-ES

A ação faz parte do esforço de conscientização das diretrizes necessárias para a comercialização no local. | Foto: ASCM/MPES

Terminaram nessa quinta-feira (21) as ações da Semana da Rastreabilidade na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). A iniciativa teve o objetivo de oferecer orientações aos produtores rurais sobre práticas de rastreabilidade e as mudanças relativas ao prazo de uso da nota fiscal. O encerramento contou com uma palestra ministrada por representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e dos demais órgãos vinculados ao setor agrícola.

Durante toda a semana, a Ceasa-ES foi o epicentro de atividades de orientação voltadas para a disseminação de informações sobre a rastreabilidade dos produtos agrícolas e as novas diretrizes relacionadas à utilização da nota fiscal – que entrarão em vigor a partir de 1º de maio. Produtores rurais de diversas regiões do Estado compareceram no auditório da Central para participar do evento.

A palestra de encerramento consolidou os aprendizados da Semana da Rastreabilidade, realizada nos dias 18 a 21 de março. Diversos temas foram abordados, incluindo a importância da rastreabilidade na cadeia produtiva, os benefícios para os consumidores e para a segurança alimentar, além das obrigações legais dos produtores em relação à emissão e uso da nota fiscal.

A Semana da Rastreabilidade na Ceasa-ES não apenas ofereceu conhecimentos técnicos e legais aos produtores rurais, mas também proporcionou um espaço de troca de experiências entre os participantes e esclarecimento de dúvidas. A expectativa é que os ensinamentos compartilhados durante o evento contribuam para uma produção agrícola mais sustentável, transparente e segura no Espírito Santo.

Com a conclusão da Semana da Rastreabilidade, os organizadores e colaboradores reafirmam o compromisso de continuar promovendo iniciativas semelhantes, visando sempre o desenvolvimento e aprimoramento do setor agrícola do estado. O trabalho conjunto entre o Ministério Público, órgãos estaduais e os produtores rurais é essencial para alcançar esse objetivo comum de fortalecer a agricultura capixaba.

• Informação

Participaram da ação representantes dos seguintes órgãos: o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Regional do Consumidor; o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); a Vigilância Sanitária (VISA) de Cariacica e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Para a ação foram convidados, para prestarem apoio, diversos outros órgãos como o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), o Procon Municipal de Cariacica, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC) do MPES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Vila Velha, Vitória e Serra.

Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 / 8h às 17h