26/05/2022 16h55

Ceasa recebe alunos do Senai no dia do Trabalhador Rural

Os alunos puderam participar de uma palestra de orientação e de aulas práticas com produtores rurais durante tour pelas Centrais.

Nessa quarta-feira (25), Dia do Trabalhador Rural, a unidade das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica, recebeu um grupo de alunos menores aprendizes do curso Técnico em Alimentação, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araçás, em Vila Velha, para conhecer um pouco mais sobre os processos de produção dos alimentos.

A visita foi coordenada por uma equipe de profissionais das Centrais. O diretor-presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes, marcou presença na recepção dos 54 alunos, no total, dando as boas-vindas e apresentando uma visão geral da instituição.

Foi realizada uma palestra de abertura no auditório das Centrais, sob a direção do subgerente de Rastreabilidade, Marcos Magalhães. Também foram abordadas questões atuais sobre o impacto do frio na agricultura e o rastreio dos alimentos. "Foi de grande aprendizado para eles, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o sistema de agricultura do Estado", disse Magalhães.

O profissional também foi responsável pela realização de um tour com aula prática sobre o manuseio das frutas com os produtores - como plantar, colher, cortar e degustar os alimentos.

A agricultura familiar foi um dos assuntos abordados durante a palestra de orientação aos alunos. O gerente de Contratos e Convênios da Ceasa-ES, Valdemar Coutinho, descreveu o dia a dia dos agricultores, narrando a superação dos desafios encarados por eles no contexto em que vivem. "A agricultura familiar envolve toda família, mantendo, assim, os jovens em suas terras, no interior, próximos às suas famílias", afirmou Coutinho, após falar sobre o papel da agricultura familiar.

As instrutoras do curso Técnico em Alimentação do Senai, Priscila Donatti e Maria Regina Medeiros, foram responsáveis pela visita das três turmas de alunos à sede capixaba. “Os alunos com os quais conversei individualmente gostaram muito, eles não tinham noção do que é a Ceasa por dentro”, pontuou Maria Regina.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura
(27) 3396-1661 / 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard