Governo do Estado do Espírito Santo
26/09/2023 14h00 - Atualizado em 26/09/2023 14h02

Você conhece o mercado de peixes da Ceasa?

No mês passado, o mercado de peixes da Ceasa-ES completou 7 anos desde sua criação, em 31 de agosto de 2016.

As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) contam com um mercado hortifrutigranjeiro há 46 anos. Mas você já ouviu falar no mercado de peixes? E no mercado das flores? Há décadas a Ceasa-ES oferece uma variedade de produtos para atender à população capixaba e fomentar o abastecimento em níveis estadual, nacional e internacional. Hoje falaremos sobre o mercado de peixes das Centrais.

O mercado de peixes da Ceasa-ES foi criado em 31 de agosto de 2016. Antes disso, os peixes eram comercializados apenas na Vila Rubim. Atualmente, esses produtos são comercializados por pregoeiros vinculados à Associação dos Pregoeiros Atacadistas de Pescados do Espírito Santo (Apapes). Segundo Sérgio Gonçalves, presidente da Apapes, a associação surgiu na Ceasa-ES em 5 de outubro de 2019 para dar suporte e assistência aos pregoeiros.

O novo local de comercialização proporcionou aos profissionais uma melhor estrutura no que se refere à higiene (acesso a banheiros), à segurança (agentes de vigilância patrimonial), ao apoio profissional (fiscais de mercado), à flexibilidade (horário de mercado) e à estrutura (cobertura). As mercadorias são vendidas, em sua grande maioria, por atacado; mas também há opções comercializadas no varejo - dourada, pescada, dentão, entre outros.

Atualmente, os produtos vendidos por atacado são comercializados em caixas de 20 quilos (kg). O funcionamento desse mercado é de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 16h, no Galpão Pedra Alta - que é o mesmo local de comercialização do mercado hortifrutigranjeiro, porém em horário diferente.

  • Curiosidade

O termo “pregoeiros” é simbolismo de “leiloeiros”. Trata-se de pessoas que compram os peixes diretamente dos pescadores para abastecer o mercado da Ceasa-ES, proporcionando uma variedade de produtos aos compradores.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
27 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard