Nos próximos dias 02 a 05 de junho, acontecerá a II Semana de Rastreabilidade na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). A iniciativa será de cunho educativo e contará com a participação de diversos órgãos do Estado. As principais orientações serão voltadas para a Portaria Conjunta da Rastreabilidade SEAG/SESA Nº 001-R e à Emissão de Nota Fiscal Eletrônica. A ação ocorrerá, inicialmente, no Galpão da Pedra Alta/Pedra Baixa e nos demais pontos de comercialização.
Já no dia de encerramento, o auditório estará reservado para uma palestra de orientação aos produtores rurais, com a emissão de certificados e coffee break.
A palestra abordará a importância da rastreabilidade no contexto da defesa do consumidor, bem como o uso adequado de agrotóxicos e os mecanismos legais para coibir irregularidades. Também serão tratados os assuntos relacionados aos deveres dos produtores rurais no cumprimento da legislação, como a adoção de boas práticas agrícolas, a utilização do caderno de campo, a obtenção do atestado de produtor rural e a fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos.
No geral, os temas abordados destacam a identificação e a rastreabilidade dos produtos no varejo, além da precificação adequada e a importância da emissão da nota fiscal como parte do cumprimento das normas vigentes. Será dada a palavra aos representantes dos principais órgãos envolvidos na ação, entre eles: Ministério Público do Estado do Espírito (MPES); Secretaria da Fazenda (Sefaz); Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Procon Municipal; Vigilância Sanitária de Cariacica; e demais órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Confira a programação:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br