24/07/2019 11h16

Agricultores familiares capixabas recebem homenagens no Palácio Anchieta

Foto: Seag

Mais de 20 homens e mulheres que representam a agricultura familiar capixaba serão homenageados nesta quinta-feira (25) no Palácio Anchieta, em Vitória. A solenidade faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Agricultura Familiar, celebrado nesta quarta-feira (24), Dia Internacional da Agricultura Familiar, nesta quinta (25), e Dia do Agricultor, no domingo (28).

Entre os homenageados está a família Kruger, de Santa Maria de Jetibá, que abriu as portas da propriedade para mostrar como é a rotina de trabalho e união das famílias de agricultores do Espírito Santo. “Não tem nada melhor do que trabalhar com a família. Um ambiente de amor, de respeito. É muito agradável”, diz “seu” Lindomar Kruger.

Além das homenagens, a solenidade no Palácio Anchieta contará com a assinatura do segundo edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que contempla 10 projetos de norte a sul do Estado.  Além disso, será assinado também o protocolo de intenções para a retomada do programa Agrolegal 4.0, que tem por objetivo promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e dos empreendedores rurais.

Na ocasião, também será assinado o termo aditivo do convênio entre o Instituto Capixaba Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê a implantação de “Unidades de Referência para a Disponibilização de Materiais Genéticos e Tecnologias Sustentáveis para os Agricultores de Base Familiar do Estado do Espírito Santo”. Além disso, serão feitos repasses de veículos e equipamentos para que o Incaper.

Sob o tema “Agricultura familiar capixaba: produção de água e alimentos saudáveis”, as ações têm o objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento rural sustentável, reconhecendo a atuação de homens, mulheres e jovens rurais capixabas. Diversas instituições e organizações da sociedade civil que lidam com a agricultura familiar do Espírito Santo se uniram para promover as ações.

Conheça os envolvidos

Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Espírito Santo (Sebrae ES), Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/SescoopES), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Texto: Juliana Esteves
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard