04/10/2019 14h41

Agricultores familiares e mulheres trabalhadoras rurais exibem produtos em Vitória

Como é gostoso acordar e tomar um café com leite, comer um pedaço de queijo ou até mesmo saborear uma fruta docinha. Presentes em momentos importantes da nossa vida, os alimentos produzidos pelas mãos das famílias rurais capixabas estarão nos estandes da 14º Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes), que começa nesta sexta-feira (04) e vai até domingo (06), na Praça do Papa, em Vitória.

O grande encontro entre o campo e a cidade vai reunir expositores do interior de todo estado que vão trazer produtos elaborados pela agricultura familiar com valores a partir de R$ 5. Serão alimentos orgânicos, queijos, mel, biscoitos, linguiças artesanais e diversos outros disponíveis para venda e degustação em estandes. A cozinha típica da agricultura familiar também marcará presença na Praça de Alimentação do evento.

Proximidade entre campo e cidade

A feira traz oportunidade ao morador da Grande Vitória de apreciar, valorizar e levar para casa uma diversidade de produtos típicos do interior. O evento também contará com atividades de cidadania e culturais, estandes de artesanato, painéis de debates, encontros de negócios, além de muita música e danças típicas da cultura rural tradicional.

A Feafes é promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes). Um dos objetivos da feira é promover oportunidades de acesso a mercados diferenciados para agricultores familiares e assentados de reforma agrária para a melhora das condições de vida, essenciais para uma categoria que deseja permanecer no campo.

Mulheres rurais, indígenas e quilombolas presentes

Durante a realização da Feafes, no mesmo espaço, também acontece a 1ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (Femtru-ES). São esperadas dezenas mulheres, entre elas quilombolas e indígenas, que trabalham dia a dia plantando e colhendo alimentos que vão para a mesa do capixaba. O artesanato feito pelas mãos femininas como bolsas, objetos decorativos e até artigos indígenas, poderão ser apreciados na feira.

Para esta edição da feira, a Fetaes destaca a necessidade de discutir a diversidade de gênero nas relações familiares das comunidades do campo. O trabalho das mulheres, jovens e idosos têm um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e cultural. A entidade defende a implementação de políticas para potencializar a igualdade e empoderamento desses atores e que também visem o fortalecimento e permanência das famílias no meio rural.

Sexta-feira (4)

15h - Cerimônia de Abertura da 14ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES (Feafes) e 1ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais

18h - Abertura dos estandes para exposição, visitação e comercialização dos produtos

20h - Atração Cultural