05/05/2023 11h00

Ceasa-ES debate novo plano de segurança

Foram apresentadas novas medidas como forma de contribuir para a preservação da vida e do bem-estar dos usuários das Centrais.

A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) realizou, nessa quarta-feira (03), uma nova reunião para discutir melhorias na segurança dos usuários. Na ocasião, foram apresentadas medidas a serem implementadas para prevenir atos criminosos, bem como para preservar a ordem e o bem-estar do público das Centrais.

Também foram mencionadas a reinserção de policiais aposentados, a ampliação do Programa Cerco Inteligente, a criação de uma base de dados e a implantação de programas de identificação dos usuários das Centrais, por meio de cadastros e câmeras de reconhecimento facial.

O diretor técnico operacional da Ceasa-ES, José Mansur Malhame, representou a diretoria durante o encontro com o subsecretário de Estado de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), José Monteiro Junior, e com o gerente de Contratos e Convênios, Rodolpho Fernandes. A reunião ocorreu na Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa-ES (Aupeces) e contou ainda com a participação do presidente da Associação, Aniceto Cesconeti, além da diretoria e demais lojistas.

O subsecretário José Monteiro Junior mencionou a importância de relatar crimes ocorridos dentro ou próximo à Ceasa-ES, por meio do registro do boletim de ocorrências da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), para que sejam identificadas e supridas as principais necessidades de segurança da instituição. Outro ponto abordado pelo subsecretário foi a eficácia do Disque-Denúncia 181 e o papel do cidadão na utilização dessa ferramenta como forma de cooperar com o trabalho das polícias em prol da sociedade. 

Entre as estratégias de segurança apresentadas, o primeiro passo em execução será elaborar uma análise de risco acerca do funcionamento diário de todos os setores da Ceasa-ES para gerar um diagnóstico. Diante dessas questões, já foi determinada a ampliação do preventivo e a ação de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo), que já está operando durante os horários de funcionamento da unidade. Além dessas medidas, serão realizados o aumento no contingente dos profissionais de segurança das Centrais e a ampliação do videomonitoramento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard