13/05/2021 10h58 - Atualizado em 24/05/2021 08h24

Ceasa-ES é referência nacional de preços

A unidade capixaba é a primeira do Brasil a fornecer os preços diários para Brasília e serve de referência nacional.

A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) é a responsável pelo abastecimento alimentar capixaba desde 1977. Antes disso, os produtos eram comercializados na Vila Rubim, em Vitória. A construção do mercado, em Cariacica, proporcionou ao produtor rural um ambiente no qual ele pode se tornar comerciante. Essa alternativa passou a oferecer aos produtores e aos consumidores um espaço próprio de comercialização, gerando um novo momento para o mercado hortigranjeiro. 

Desde o ano passado, o volume de arrecadação de alimentos e a movimentação de pessoas comercializando cresceu de forma considerável. Comerciantes de pequeno porte vêm assumindo um papel importante no crescimento e no desenvolvimento do mercado. Trabalhadores da Ceasa-ES afirmam que diversas pessoas passaram a frequentar o mercado para comprar e vender em suas próprias residências, buscando de uma fonte de renda mais segura – consequência do desemprego gerado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nos últimos meses, a Ceasa-ES gerou resultados positivos nos números/dados relacionados ao mercado. 

Um balanço feito entre os meses de abril de 2020 e 2021 mostra um crescimento superior a 9 milhões de quilos de produtos. No ano passado (2020), a unidade capixaba comercializou, em média, R$ 93,19 milhões apenas no mês de abril, movimentando mais de 35 milhões de quilos de produtos. Em 2021, o mesmo órgão comercializou mais de R$ 135,3 milhões também no mês de abril, movimentando, em média, 44 milhões e 695 mil quilos de produtos. “Desde que assumimos a Ceasa, tivemos grande apoio do governador Casagrande e do secretário Paulo Foletto, para que pudéssemos implementar uma gestão voltada para resultados, criando uma nova roupagem na empresa”, afirma Guilherme Gomes, diretor-presidente da Ceasa-ES. 

Gomes relata que o desafio foi e está sendo enorme, mas, com apoio de uma equipe de funcionários e diretores, a Ceasa-ES é referência nacional. “Todos os contratos deixaram de ser emergenciais. A Ceasa aumentou a arrecadação em 18%, está mais limpa e humanizada. As intercorrências criminais diminuíram em 80% com o sistema de videomonitoramento mais moderno do mundo, que é de reconhecimento facial e novos convênios com diversas prefeituras, polícia militar e outros órgãos do Governo”, acrescenta o diretor-presidente da Ceasa.

Anualmente, milhares de agricultores do sistema familiar de produção acessam as Ceasas do Brasil, atraídos por toda a estrutura de comércio que as Centrais oferecem.

Grande parte do abastecimento de alimentos no Estado é gerada por meio da comercialização de frutas e hortaliças nas Centrais. Aumentos significativos ocorreram na Ceasa-ES em relação a alguns produtos de grande comercialização. No comércio de hortaliças, a alface, por exemplo, teve um crescimento de 45,38%. Levando em conta os resultados gerados no Espírito Santo, a Ceasa-ES foi selecionada, juntamente com outras Ceasas do Brasil, para fazer uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), instituído pelo Governo Federal. 

A Ceasa-ES encaminha diariamente a cotação de preços do mercado ao Prohort para que sejam feitas análises, gerando boletins mensais que servem de referência nacional. A unidade capixaba é a primeira a enviar informações diárias para acrescentar os dados na média de preços de alimentos no País. "A Ceasa é uma potência e está passando por uma transformação administrativa que está gerando frutos positivos e importantes para a agricultura capixaba. Nos tornamos referência nacional na oferta de preço para o Brasil. Isso mostra o compromisso com a população na oferta de produtos de qualidade", disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

As informações de mercado são feitas na Ceasa-ES da seguinte forma: equipes de fiscalização coletam dados de quantidade e origem de produtos para comercialização no mercado por meio da nota fiscal. As informações são passadas ao setor de estatísticas, responsável por encaminhar os dados posteriormente à equipe técnica do Prohort, que realiza toda a análise e disponibiliza para acesso público de forma compilada no site da Conab. Cada boletim do Prohort é um estudo feito para analisar a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros. 

É feita uma análise de conjuntura dos dez produtos de maior peso no cálculo do índice de inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os principais produtos são frutas e hortaliças: alface, batata, tomate, cenoura, cebola, banana, laranja, maçã, mamão e melancia. O Prohort também informa outros produtos vitais na composição do quadro alimentar do consumidor (que apresentaram destaque de queda nas cotações) para oferecer outras opções aos clientes das Ceasas e aos consumidores em geral. 

 

Serviço:

Por meio do site oficial da Ceasa-ES, você pode acompanhar os preços de produtos do mercado clicando na opção “Boletim Diário de Preços”. Além disso, as cotações diárias do mercado da Ceasa-ES são transmitidas ao vivo na Rádio Espírito Santo 1160 AM, por meio do programa “Canta Brasil”, às 06h15, com Cipriano Pedro Lino (segunda a sábado), e do programa Agito Geral (segunda a sexta), às 10h15,  com Ferreira Neto. Acompanhe também o “Informe Agrícola” (segunda a sexta) na Rádio Cultura FM Castelo 101.7, às 06h30, com José Augusto. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard