20/03/2024 18h08 - Atualizado em 20/03/2024 18h13

Ceasa-ES investe em capacitação interna

Curso Interno sobre Lei das Estatais 13.303/16 aborda Compliance, Governança e Integridade para a alta administração da Central

A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) reforça seu compromisso com a transparência, integridade e eficiência por meio de um curso interno direcionado à especialização de Conselheiros de Administração (CONAD), Conselho Fiscal (COFINS) e Diretoria Executiva (DIEXE) da instituição. O treinamento, focado na Lei das Estatais 13.303/16, abordou questões vitais de Compliance, Governança e Integridade, destacando a importância desses princípios no contexto da gestão pública.

O curso, que ocorreu ao longo de três dias intensivos, proporcionou uma imersão profunda nas disposições da Lei das Estatais, que estabelece normas e diretrizes para licitações, contratos administrativos e governança corporativa em empresas estatais. Ao todo, foram ministradas 16 horas de palestras, de 13 a 15 de março, com a participação de 25 profissionais vinculados à alta administração da Ceasa-ES.

Os participantes receberam orientações básicas sobre como aplicar os princípios de Compliance, Governança e Integridade em suas atividades diárias; também foram orientados sobre as responsabilidades e obrigações decorrentes da legislação, bem como sobre as melhores práticas para garantir o cumprimento integral das exigências legais.

O diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim, fez a abertura do evento com a fala de boas-vindas e agradecimento, sendo também participante do curso. Cesquim afirmou que este curso atende à necessidade obrigatória de capacitação anual para os administradores e conselheiros fiscais, em atendimento ao Estatuto Social da Ceasa-ES, e tem por objetivo capacitar, treinar e orientar todos os conselheiros, seus respectivos suplentes e demais colaboradores dos comitês do CONAD.

O professor Victor Almeida, assessor da presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), relatou como foi a experiência de ministrar o curso à Ceasa-ES: “Foi excelente! Eu vi que foi uma grande oportunidade de debater sobre as melhores práticas de governança corporativa e vi que a Ceasa é uma estatal que está avançando bastante para obter melhores práticas da administração”, disse.

Como resultado direto do curso, a Ceasa-ES espera reforçar sua governança corporativa ao aplicar em sua gestão as diretrizes necessárias em prol do bom funcionamento da instituição, garantindo o cumprimento da legislação, além de promover uma cultura de ética e integridade. Investindo em capacitações, a empresa busca mostrar o seu compromisso com a excelência e a transparência em suas ações.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 / 8h às 17h
camille.moura@ceasa.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard