Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2025 08h50 - Atualizado em 07/11/2025 09h31

Ceasa-ES lança Gerador de Etiquetas de Rastreabilidade

A nova ferramenta pode ser acessada no site da instituição, na opção Acesso Rápido.

Foi lançada, nesta sexta-feira (07), uma nova funcionalidade no site das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). É o Gerador de Etiquetas de Rastreabilidade, que permite que produtores rurais criem, de forma prática e gratuita, etiquetas personalizadas com as informações de seus produtos, atendendo às exigências legais e às boas práticas de comercialização.

De acordo com o gerente de Mercado da Ceasa-ES, Klifthon Ortelan, a iniciativa busca facilitar o dia a dia do produtor. “Esse trabalho já vem sendo feito presencialmente, e agora decidimos expandir o acesso à informação. Muitos não sabiam como criar uma etiqueta desse tipo, então desenvolvemos uma solução simples e intuitiva, que garante mais autonomia e conformidade ao produtor rural”, destacou.

A Rastreabilidade é uma exigência prevista pela Portaria Seag/Sesa Nº 001-R e permite identificar a origem, o lote e as características de cada produto, garantindo mais segurança para o consumidor e valorizando a produção capixaba. Ter essas informações disponíveis contribui para a valorização das regiões produtoras, além de garantir a identificação de produtos contaminados ou fora do padrão de qualidade.

“Nós identificamos uma necessidade e buscamos uma forma de contribuir para atender a essa necessidade. E essa ferramenta tem ajudado muitas pessoas, principalmente aquelas que não têm conhecimento na área de tecnologia. Agora o produtor rural pode gerar sua própria etiqueta, seja de forma online e autônoma ou presencial, por meio da Gerência de Mercado”, afirmou o diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim.

Informações

O gerador está disponível no portal da Ceasa-ES, na seção Acesso Rápido, e pode ser utilizado por qualquer produtor rural que precise emitir etiquetas de forma fácil e rápida. Vale ressaltar que a etiqueta gerada é apenas um modelo, não sendo a única forma correta de seguir as normativas, mas sim uma opção. Além disso, os dados inseridos não são armazenados no portal. Em caso de dúvidas, a Gerência de Mercado e a Comissão de Rastreabilidade estão à disposição para dar suporte e orientação aos produtores.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.govbr

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard