18/01/2024 10h00

Obras da nova cobertura do mercado caminham para fase final

O Governo do Estado investiu quase R$ 3,2 milhões para execução do projeto, com previsão de término em março.

Em junho de 2023, foi dado início à construção da nova cobertura dos Galpões Pedra Alta e Pedra Baixa, localizados nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), unidade de Cariacica. A obra vem sendo realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O telhado foi substituído por uma nova estrutura metálica, que possibilitará, futuramente, a implementação de um sistema de captação de energia solar para aproveitamento da iluminação natural. 

A nova cobertura terá algumas telhas translúcidas para proporcionar um melhor aproveitamento da luz natural. A iluminação atual será substituída por esse novo sistema que proporcionará um acréscimo na luminosidade e um consumo menor de energia, gerando economia de gastos. A construção visa a possibilitar a ocorrência das atividades de comercialização de forma segura e confortável aos usuários das Centrais. A obra está na fase de retirada da estrutura antiga, pois a nova estrutura já se encontra quase 100% concluída. A previsão de término é para o final de março deste ano.

Desde o início da execução do projeto, os procedimentos vêm sendo realizados diariamente após o horário de funcionamento do mercado hortifrutigranjeiro, que ocorre das 4h às 12h, para prevenir acidentes indesejados devido à grande circulação de pessoas e veículos na unidade. A nova cobertura foi instalada acima do telhado antigo no intuito de não paralisar as atividades do mercado. Atualmente, a construção é composta por dois galpões com alturas de cobertura e piso diferentes, que serão alinhadas de acordo com o novo projeto.

Galpão Pedra Alta e Pedra Baixa

O Galpão Pedra Alta é a área destinada aos produtores rurais de segunda-feira a sábado, das 4h30 às 12h, que utilizam o local em sistema de rodízio, pois comparecem em média duas vezes por semana na Ceasa-ES. Dessa forma, o mesmo espaço pode ser usado por diversos produtores em dias diferentes, mantendo o fluxo diário de comercialização. Esse galpão também é destinado a outro tipo de comércio, o mercado dos peixes, que ocorre toda semana de segunda-feira a sexta-feira, das 15h30 às 16h. Já o Galpão Pedra Baixa é destinado aos comerciantes individuais, que ocupam diariamente locais fixos do mercado para comercializar suas mercadorias a varejo.

Demais obras

Em paralelo à nova cobertura, foram executadas as obras de sinalização horizontal e vertical das vias da unidade capixaba – faixas de pedestre, estacionamentos, pinturas de meio-fio, demarcações de nichos, entre outras áreas. Ambos os trabalhos tiveram início após a finalização do projeto de pavimentação asfáltica das ruas das Centrais, que foi concluída recentemente. Todas essas ações buscam proporcionar uma boa estrutura aos usuários da unidade, bem como promover melhorias nas condições de trabalho.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 / 8h às 17h
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard