14/11/2019 08h47 - Atualizado em 14/11/2019 10h05

Posto de Atendimento do Incaper na Ceasa vai atender produtores de diversos municípios

A unidade funcionará duas vezes por semana, com foco na rastreabilidade dos produtos.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugurou, nesta quarta-feira (13), mais uma unidade para assistir os agricultores familiares do Estado. Trata-se do Posto de Atendimento instalado nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica. A inauguração faz parte das comemorações pelos 63 anos do Instituto, celebrados neste sábado (16).

Com a inauguração, o Incaper conta com mais de cem unidades no Espírito Santo, entre Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR), Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR), Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), Laboratórios e Fazendas Experimentais, distribuídas por todo o território capixaba.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, a inauguração da unidade representa mais um passo para o fortalecimento da instituição. “O Instituto passou por momentos extremamente difíceis nos últimos anos, mas o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura está sensível à situação do Incaper, e a inauguração deste espaço é mais uma prova disso. As entregas que os nossos servidores fazem são valorosas, transformam a vida das pessoas, e são parte importantíssima do desenvolvimento do nosso Estado. Este espaço é fundamental para os produtores, que precisam trabalhar esta questão da rastreabilidade: da origem do produto até o consumo final. Nós do Incaper, Ceasa e Seag, juntos, fazemos isso com propriedade”, disse.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Ceasa, Adalberto Moura Rodrigues Neto, o ponto de atendimento dará apoio técnico ao homem e à mulher do campo. “Com esta parceria com o Incaper iremos intensificar o trabalho de orientação que a comissão de rastreabilidade, composta por servidores da Ceasa/ES, vem fazendo. Os produtores também poderão tirar dúvidas sobre técnicas de plantio e colheita”, afirmou.

O posto de atendimento ficará vinculado ao CRDR Metropolitano, que abrange os municípios da Grande Vitória. Apesar disso, vai atender a agricultores de várias cidades capixabas. “A unidade vai atender os produtores rurais que entregam seus produtos agrícolas na Ceasa, especialmente de Santa Maria Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Cariacica e Viana. Um técnico do Incaper ficará à disposição dos agricultores duas vezes por semana: às terças e às quintas pela manhã. Desta forma, o Incaper oferece aos agricultores a possibilidade de receberem a assistência técnica de que necessitam, com foco na rastreabilidade”, explicou o coordenador do CRDR Metropolitano, Luiz Carlos Bricalli.

Representantes da Prefeitura de Cariacica também estiveram presentes no evento. “Para o município, sediar este ponto de atendimento do Incaper é fundamental para todo o comércio, pois permite saber de onde sai a produção, com controle específico do produto, principalmente com relação ao uso de agrotóxicos. Isso ajuda a garantir uma alimentação mais saudável à população”, ressaltou Antônio Carlos Cesquim Diniz, secretário municipal de agricultura.

Nilton Basílio Teixeira, vice-prefeito de Cariacica, acrescentou: “Temos que agradecer ao Governo do Estado por implementar aqui esta unidade do Incaper, que é um importante apoio à rastreabilidade. Cinquenta por cento do município de Cariacica é rural, e esta iniciativa abre novos mercados não só para a nossa agricultura, como também para outros municípios. É um marco para a cidade. Atrai para a Ceasa aqueles produtores que antes não passavam por aqui, e isso agrega valor aos produtos.”

Texto: Juliana Esteves

Informações à imprensa: